Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa
Literatura na Mário: Cecília Meireles - 120 anos
Cecília Meireles - 120 anos
15 de dezembro
quarta, 19h
Espaço Tula Pilar Ferreira
link para reservar ingressos: https://www.sympla.com.br/evento/literatura-na-mario:-cecilia-meireles---120-anos/1413610
Com este evento, a Mário celebra os 120 anos do nascimento de Cecília Meireles, uma das mais prolíficas e talentosas escritoras brasileiras. Sua poesia é tema de uma conversa entre as poetas contemporâneas Júlia de Carvalho Hansen e Mariana Basílio, que comentam também a influência da autora em seus próprios textos. Ao longo do evento, a atriz Luah Guimarãez costura os depoimentos com a leitura dramática de poemas selecionados da homenageada. A mediação fica por conta da jornalista Ana Paula Orlandi.
A homenagem inaugura o ciclo de eventos que a biblioteca prepara para o ano de 2022, quando se comemora o centenário da Semana de Arte Moderna. Cecília Meireles, embora não tenha participado do evento, é um dos grandes nomes da chamada segunda geração modernista, dona de uma poesia intimista, reflexiva, e marcada pela religiosidade.
Nascida em 07 de novembro de 1901, além de poeta, cronista e escritora infanto-juvenil, foi artista visual, folclorista, dramaturga, crítica literária, professora, jornalista e tradutora de autores estrangeiros, como da britânica Virginia Woolf (1882-1941), do espanhol Federico García Lorca (1898-1936) e do indiano Rabindranath Tagore (1861-1941).
A primeira convidada do evento é a poeta e astróloga Júlia de Carvalho Hansen, formada em letras pela Universidade de São Paulo (USP) e mestre em estudos portugueses pela Universidade Nova de Lisboa. É autora de livros publicados no Brasil e em Portugal, sendo os mais recentes "Seiva veneno ou fruto" (2016) e "Romã" (2019), ambos lançados pela Chão da Feira, editora que integra ao lado de outras mulheres.
Ao seu lado vem a poeta, ensaísta e tradutora Mariana Basílio, mestra em educação pela Universidade Estadual Paulista (Unesp). Mariana é autora de livros de poemas como “Sombras & Luzes” (2016) e “Tríptico Vital”, que recebeu destaque em importantes editais e prêmios. Em 2020, recebeu da Secretaria de Cultura Do Estado de São Paulo o “Prêmio Por Histórico de Realização Em Literatura”.
Luah Guimarãez, por sua vez, é atriz e provocadora cênica, formada em artes cênicas pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e mestre pela USP. É responsável pela Gaia Ciência Produções Artísticas, que realiza projetos artísticos e formativos em todo o país, além de ter fundado a mundana companhia. Em 2003, recebeu o Prêmio APCA pela atuação ao lado de Renato Borghi, Élcio Nogueira e Débora Duboc, e em 2003 ganhou o Prêmio Shell (2002) na categoria idealização e curadoria.
Mediadora da conversa, a jornalista Ana Paula Orlandi escreve sobre cultura e comportamento, e já colaborou para veículos como Folha de S. Paulo, Zum, Marie Claire e Tpm. Em 2020, escreveu para a revista Pesquisa FAPESP a reportagem “Muito além da poesia”, em que apresenta os muitos estudos acadêmicos que vêm revelando novas faces da produção de Cecília Meireles.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk