Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa

Exibindo 1 para 1 de 2

Lançamento: "Zonas de Guerra", de Maria Clara Escobar

Livro de poesia examina a violência no cotidiano da mulher e reflete sobre o poder transformador da literatura

 Lançamento: “Zonas de guerra”, de Maria Clara Escobar
17 de fevereiro, quinta-feira
19h
Espaço Tula Pilar Ferreira


O Espaço Tula Pilar Ferreira recebe o lançamento de “Zonas de Guerra” (Nosotros, Editorial), terceiro livro de poemas de Maria Clara Escobar, vencedor do edital do Proac 19/2020. Durante o evento, atrizes convidadas leem trechos do livro, que conta com prefácio de Rosane Borges e texto de orelha assinado por Carla Kinzo.

Em cinco capítulos, a obra de Maria Escobar busca elencar e descrever o que seriam as zonas de guerra na vida de uma mulher brasileira. Atravessando São Paulo, Recife e Montenegro — país na região dos Balcãs marcado por diversos conflitos —, a poeta se depara com outras personagens femininas e mergulha numa investigação do mundo e de si. A partir dessa jornada, de busca e observação, reflete sobre suas próprias relações pessoais e questiona: será possível, em meio a tamanha violência, fazer da poesia um instrumento de transformação?

Maria Clara Escobar é poeta e cineasta. Escreveu e dirigiu os filmes "Desterro" (2020), com lançamento mundial previsto para este ano, pela plataforma Netflix, e o documentário "Os Dias Com Ele" (2014), em que investiga a vida de seu pai, torturado na ditadura militar. É autora de "Medo, Medo, Medo" (Nosotros, Editorial, 2019) e "Um Novo Mar Dentro de Mim" (Quelônio, 2021).