Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa

Exibindo 1 para 1 de 2

Sarau das Pretas

Evento liderado por jovens mulheres negras vem à biblioteca em edição especial de aniversário

 Sarau das Pretas
12 de março, sábado
16h
Espaço Tula Pilar Ferreira

Sarau artístico-literário protagonizado por jovens mulheres negras, o Sarau das Pretas nasceu em 2016 na periferia de São Paulo. O espetáculo acontece por meio da palavra – falada, cantada e declamada – e de corpos em constante movimento, muitas vezes acompanhados pelo som dos tambores. Em cena, Débora Garcia, Elizandra Souza, Jô Freitas e Taissol Ziggy propõem reflexões sobre cultura, o feminino e a ancestralidade.

Nesta edição especial do evento, que vem à Mário para a comemoração do seu sexto aniversário, são lançados três livros publicados durante a pandemia.

Organizado por Débora Garcia e Elizandra Souza, "Narrativas Pretas – Antologia Poética do Sarau das Pretas" é o primeiro livro do coletivo e reúne narrativas de dezenas de mulheres, muitas delas contempladas no Concurso Literário Narrativas Pretas, voltado para mulheres autodeclaradas negras e/ou negras LGBTQIA+. Além das autoras selecionadas no concurso, a obra traz também textos das avaliadoras do concurso, das autoras homenageadas nesta edição e das poetas integrantes do sarau.

Elizandra Souza e Iara Aparecida são as organizadoras do volume "Literatura Negra Feminina – Poemas de sobre(vivência)", antologia inédita idealizada pelo Coletivo Mjiba. A obra traça um panorama da poesia escrita por mulheres mulheres, de 1859 a 2020, de várias regiões do Brasil.

"Quem pode acalmar esse redemoinho de ser mulher preta?" celebra os 20 anos da trajetória da poeta Elizandra Souza. Em edição bilíngue português/inglês, a obra apresenta universo poético da autora através de textos inéditos e outros já publicados.