Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa
Massao Ohno - Editor por Editor: Exibição + bate-papo
No dia 28 de abril, quinta, às 19h, a Mário promove a exibição do documentário "Editor por Editor", dirigido por Juliana Kase. Em seguida, haverá um bate-papo com a diretora, em que participam também a jornalista e escritora Leusa Araújo e o escritor e tradutor Claudio Willer.
Os ingressos para o evento são gratuitos e começam a ser distribuídos às 18h, na recepção da biblioteca.
Massao Ohno (1936-2010) editou e publicou mais de 1000 livros de poesia, sempre de maneira artesanal. Com um olhar privilegiado para design gráfico e qualidades literárias - de autores muitas vezes inéditos -, levou a público obras de Mário Chamie, Roberto Piva, Olga Savary, Carlos Felipe Moisés, entre tantos outros.
Em “Editor por Editor”, Juliana Kase investiga a trajetória de Massao Ohno por meio do acervo do artista e de depoimentos de diversos companheiros de edição, como Jiro Takahashi e José Castilho Neto. Quase todo o filme foi filmado na Mário, onde estão os quase 700 livros editados por ele, sob a guarda da Seção de Obras Raras e Especiais.
A exibição seguida do bate-papo faz par com a mostra "3 x Hilda", em homenagem à escritora Hilda Hilst, atualmente em exposição na Mário, com curadoria de Maíra Endo e Jurandy Valença. Massao foi amigo de Hilda e editor de vários de seus volumes de poesia, gênero muitas vezes preterido pelas grandes editoras em razão do baixo desempenho comercial.
A primeira convidada do evento, Leusa Araújo, é, além de jornalista e escritora, uma importante estudiosa de Hilda Hilst, de quem também foi próxima. Foi ela a responsável pelo estabelecimento de texto do volume "Da poesia", editado pela Companhia das Letras, em 2017.
O escritor e tradutor Claudio Willer, por sua vez, teve obras publicadas por Massao Ohno, caso de seu livro de estreia "Anotações para um apocalipse" (1964). A pedido do editor, também organizou, em 1976, a I Feira Paulista de Poesia e Arte, no Theatro Municipal.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk