Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa
Ana Cristina Cesar - 40 anos "A teus pés"
Na próxima quarta, dia 22, às 19h, a Mário celebra os 40 anos de lançamento do clássico de Ana Cristina Cesar! Para isso, convidamos as poetas Júlia Hansen e Mel Duarte para conversar sobre a obra com a professora Viviana Bosi, mediadas pelo jornalista Juca Guimarães.
“A teus pés” (1982) foi a única obra de Ana C. publicada em vida por uma editora, reunindo seus três primeiros livros, lançados em edições artesanais, além do volume inédito que dava nome à coleção. Com o livro, os leitores eram seduzidos por versos intimistas e ao mesmo tempo irônicos, escritos numa linguagem coloquial que se reportava com perspicácia à cultura erudita.
Os escritos publicados após a morte da autora, incluindo os textos críticos e as cartas, confirmavam a força de sua obra, especialmente importante para as escritoras que vieram depois. Em diversas produções contemporâneas é possível ouvir os ecos da voz de Ana C., compondo entre a prosa, a poesia e o ensaio, em busca de um "despojamento mais inteiro".
Formada em Letras pela USP e mestre em estudos portugueses pela Universidade Nova de Lisboa, Júlia de Carvalho Hansen é autora de livros como "Romã" (2019). Integra as edições Chão da Feira, editora construída por mulheres editoras.
Mel Duarte é escritora e slammer, autora de “Colmeia - poemas reunidos” (2021), além do disco de poesia falada “Mormaço- Entre outras formas de calor” (2019). Integrou os coletivos "Slam das Minas SP” e foi uma das finalistas do prêmio “Inspiradoras”.
Viviana Bosi é professora de teoria literária e literatura comparada da USP. Especialista em poesia, é autora de “Poesia em Risco: Itinerários para aportar nos anos 1970 e além” (2021), além de ter organizado os textos de Ana C. para o volume “Antigos e soltos. Poemas e prosas da pasta rosa” (2008).
Juca Guimarães é jornalista, com atuação em veículos como “Folha de São Paulo”, além da agência de notícias Alma Preta Jornalismo, focada na temática racial. Recebeu o prêmio Folha de Jornalismo (2005), além do Jabuti de Literatura, pela obra coletiva “Prato Firmeza Preto - Guia Gastronômico das Quebradas”.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk