Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa
Aula magna - Escritas do desassossego: Fernando Pessoa e os nossos dias
Na próxima quarta, dia 24, a professora da USP e pesquisadora Lilian Jacoto vem à Mário para a aula magna "Escritas do desassossego: Fernando Pessoa e os nossos dias".
Por meio deste link é possível acessar um arquivo com três textos que orientarão a discussão.
A atividade gratuita acontece em nosso auditório e as senhas ficam disponíveis na recepção da Biblioteca a partir das 18h.
Como tantos outros artistas do início do século XX, Fernando Pessoa testemunhou a ascensão do fascismo como uma saída para dilemas políticos e econômicos de sua época.
A aula pretende apontar uma simetria desse momento histórico-cultural com o que vivemos hoje, quando o mundo pressente outra guerra mundial e alguns grupos ainda flertam com essa ideologia nefasta.
Através da do pensamento filosófico de Nietzsche e da obra poética pessoana, será traçado um paralelo entre as circunstâncias do desassossego do poeta - diante dos totalitarismos e dos confrontos bélicos - com o cenário complexo dos dias atuais, buscando compreender como ainda repetimos a mesma canção sombria.
Por meio da leitura e análise de textos selecionados de diversos heterônimos de Fernando Pessoa, os participantes exploram a poética de Fernando Pessoa como sendo antecipadora dos conflitos das décadas seguintes e que hoje se repetem apenas com maior potencial de destruição.
Lilian Jacoto é doutora pela USP, onde atua há mais de 20 anos como professora da área de Literatura Portuguesa, na graduação e pós graduação. É autora de diversos ensaios e artigos sobre literatura portuguesa moderna e contemporânea e organizadora do livro "Um Senhor Tavares" (2020), sobre a obra de Gonçalo Tavares, editado pela Imprensa da Universidade de Coimbra.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk