Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa

Independência e vida - Exposição coletiva

Reunindo dezenas de trabalhos de 5 coletivos de arte, mostra cm curadoria de Paula Borghi celebra a vida em Bicentenário da Independência

 De 7 de setembro a 8 de outrubro a Mário abriga a exposição coletiva "Independência e vida", com curadoria de Paula Borghi.

No dia da abertura será lançado o livo "Dizeres da Rua", parceria dos coletivos Birico - que fará uma leitura performática da obra - e Dulcinéia Catadora. 

No contexto do Bicentenário da Independência do Brasil, a exposição busca atenuar a carga de morte associada à comemoração e ceder espaço à vida. 


Para isso, reúne e amplifica as vozes dos coletivos de arte Birico, Dulcinéia Catadora, JAMAC, Lanchonete <> Lanchonete e Mexa, verdaeiros agentes de afeto e transformações sociais. 

Atuante na Cracolândia, o coletivo Birico participa da mostra com 40 trabalhos de dezenas de artistas, além de realizar a leitura performática da obra "Dizeres da rua". 

Surgido em 2007 e funcionando desde então dentro de uma cooperativa de materiais recicláveis de São Paulo, o coletivo Dulcinéia Catadora edita e vende livros de literatura, revertendo o valor arrecadado para as catadoras envolvidas na produção. Para a exposição, o grupo desenvolveu uma instalação e um espaço interativo em que é possível manusear os livros.

Surgido como um espaço cultural na Zona Sul da cidade, com oficinas de estêncil e serigrafia, o JAMAC - Jardim Miriam Arte Clube entra na mostra com o painel de poesia "VIVAOSUS" e a instalação "Dando Bandeira", que traz retratos de figuras femininas importantes da América Latina. 

Lanchonete <> Lanchonete é um coletivo que promove cidadania por meio da arte na região da Gamboa, no Rio de Janeiro. Participam da exposição trazendo para a biblioeca gravuras e pinturas realizadas por crianças e mães solo, além de parcerias com outros artistas. 

Criado em 2015 após episódios de violência em centros de acolhida de São Paulo, o coletivo MEXA vem para a exposição com quatro trabalhos: uma interpretação de um poema, uma série de ilustrações, uma série de vídeos e uma performance inédita no dia 28 de setembro, sobre a qual em breve traremos mais informações.