Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa

Teatro: Pequeno Oratório do Poeta para o Anjo - do poema de Neide Archanjo

Espetáculo protagonizado por Ana Cecília Costa, atriz de "Orfãos da terra", joga luz sobre a poesia de Neide Archanjo, falecida no início de 2022

Em outubro a Biblioteca sedia a peça "Pequeno Oratório do Poeta para o Anjo", feita especialmente para a Mário. As senhas gratuitas ficam disponíveis na recepção a partir das 18h. Esperamos vocês!

Menos conhecida pelo público do que mereceria, a poeta Neide Archanjo, falecida em 2021, foi uma criadora da maior grandeza na língua brasileira, com livros premiados e o reconhecimento de artistas de áreas diversas, como Maria Bethânia, que gravou a leitura de alguns de seus poemas.

No espetáculo inédito dirigido por Luciana Lyra, com trilha sonora de Erika Nande interpretada ao vivo, o livro de Archanjo “Pequeno Oratório do Poeta para o Anjo” alça o voo da oralidade na voz de Ana Cecília Costa. Grande amiga e admiradora de Archanjo, a experiente atriz de “Orfãos da terra”, entre diversas outras produções do teatro e da televisão, pôde mostrar para a própria autora algumas dessas interpretações, por meio de chamadas de vídeo ao longo de 2020 e 2021.

Descrito pela escritora como um único poema subdividido em 16 partes, o texto relata a anunciação, a presença e a despedida de um anjo que visita o poeta. Na vivência desse amor com componentes homoeróticoss, percebe-se que a personagem representa o ponto de diálogo entre o ser e o não ser, a verdade e a mentira, a luz e as trevas.

Todas as apresentações do espetáculo são seguidas de conversas com especialistas na obra de Neide Archanjo.

03/10 – Prof. Dr. Julio Diniz, (PUC-RJ);
10/10 - Joyce Cavalcante (escritora, presidente da Rebra - Rede de Escritoras Brasileiras);
12/10 - Luciana Lyra (diretora), Ana Cecília Costa (atriz) e Erika Nande (musicista);
17/10 - Valkiria Iacocca (produtora, curadora da casa Odisseia); 26/10 - Betty Millan (escritora e psicanalista)