Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa
Literatura e vestibular: FUVEST e UNICAMP
O ciclo Literatura no vestibular está de cara nova! Neste ano, a Mário convida seis comunicadores populares para analisar as principais obras exigidas por dois dos mais importantes vestibulares do país, a Fuvest e a Unicamp.
Provenientes de diferentes áreas de estudo, os professores têm em comum um forte senso crítico e a capacidade rara de se comunicar com diversos públicos.
As análises levam em conta o estilo da escrita, a biografia dos autores e o contexto histórico e social dos textos, preparando os participantes para as questões de literatura dessas provas.
Todos os encontros são presenciais, com exceção do último, em que o pesquisador Nei Lopes comenta as letras de Cartola que estão entre as leituras obrigatórias da Unicamp.
Os três primeiros encontros são comandados por Marcelo Marques, mais conhecido como Audino Vilão. O estudante de história é dono do canal de Youtube homônimo, com cerca de 150 mil seguidores, onde ensina filosofia por meio de uma linguagem acessível, buscando atingir as populações periféricas.
Confira abaixo o cronograma dos encontros. As senhas gratuitas ficam disponíveis na recepção da Biblioteca com uma hora de antecedência.
20/7
"Marília de Dirceu", Tomás Antônio Gonzaga - Audino Vilão
27/7
"Quincas Borba", Machado de Assis - Audino Vilão
3/8
"Angústia", Graciliano Ramos - Audino Vilão
10/8
"Alguma Poesia", Carlos Drummond de Andrade - Vinicius Santana
17/8
"Mensagem", Fernando Pessoa - Senhorita Bira
24/8
"Campo Geral", João Guimarães Rosa - Senhorita Bira
31/8
"Romanceiro da Inconfidência", Cecília Meireles - Senhorita Bira
5/9
"Dois irmãos", Milton Hatoum - Vinicius Santana
14/9
"Olhos D'água", Conceição Evaristo - Layne Gabriele
21/9
"Nós Matamos o Cão Tinhoso", Luis Bernardo Honwana - Issaba Bano
28/9
"Niketche - uma história de poligamia", Paulina Chiziane - Issaba Bano
5/10 - ONLINE
Canções escolhidas de Cartola - Nei Lopes
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk