Secretaria Municipal de Cultura

Carlos Alberto Nonato de Lima

“Eu sou apaixonado por aquela edificação, por aquele acervo e por ser funcionário público”.
Carlos Alberto Nonato de Lima nasceu em 1963, no Tucuruvi, zona norte da cidade de São Paulo, região onde vive até hoje. Sua primeira visita à Biblioteca Mário de Andrade aconteceu em 1978. Procurou pelo setor audiovisual, pois estava interessado em música. Acabou por descobrir a área de periódicos e revistas e também a mapoteca.

Trabalhou com o pai numa corretora de imóveis e a partir daí passou a frequentar o centro da cidade e, consequentemente, a Biblioteca Mário de Andrade. “Eu sempre encontrei tudo o que eu procurei. Tudo o que me interessava ler eu encontrava lá, tanto na parte automobilística, como na parte de shows, jornais”.

Trabalhou como office boy, prestou serviços para o Banco Itaú e em 1990 foi aprovado em concurso público da Prefeitura de São Paulo. Trabalhou como vigilante noturno até 2005, quando foi reenquadrado como agente de apoio e passou a se responsabilizar pelos serviços de recepção e guarda-volumes.

Orgulhoso de ser um funcionário público, Nonato espera que a Biblioteca volte a ser um polo de aglutinação cultural. “Espero que ela tenha um futuro bem legal e eu espero estar fazendo parte desse futuro também”.




Sinopse

Infância no Tucuruvi, São Paulo Origem Familiar Escola onde estudou Gosto pela música Trabalho de office boy Descoberta do centro de São Paulo Contato com a BMA Concurso público para Prefeitura Municipal de São Paulo e ingresso na BMA Trabalho na BMA Histórias de trabalho na BMA Gestão de Marilena Chauí na Secretaria de Cultura Comparação entre a reforma dos anos 90 e a iniciada em 2005 · Trabalho na recepção Atendimento a pessoas famosas comentários sobre a cidade de São Paulo Expectativas sobre o futuro da BMA


Mapa afetivo de São Paulo

Biblioteca Mário de Andrade Centro Cultural São Paulo Colégio Santa Gema Tremembé Tucuruvi


Expectativas e direções para a BMA

- Promoção de palestras e shows;
- Espaço para café e leitura de livros e jornais;
- Guarda-volumes com sistema eletrônico.


Ficha Técnica

data 16/12/2008 duração 77 minutos suporte 1 DVD transcrição 26 páginas / formato PDF local auditório da Galeria Olido interlocução Ana Elisa Antunes Viviani pesquisa Ana Elisa Antunes Viviani/ Jackeline Walendy /Edélcio Lavandosk direção audiovisual Sérgio Teichner edição de texto Suely Farah revisão e formatação Edélcio Lavandosk / Jackeline Walendy / Luana Vieira de Siqueira