Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa

Exibindo 1 para 1 de 2

Programação de maio

Confira a programação completa da Mário para o mês de maio 

Descrição: Confira a programação completa da Mário para o mês de maio 

EXPOSIÇÕES 

RAIOS E RAMOS, com curadoria de Nancy Betts e Mario Harum 
De sábado, 15 de março, a domingo, 25 de maio 
Hall da Consolação e Sala de Exposições (3º andar) 

RAIOS E RAMOS origina-se legitimamente desde uma perspectiva dialógica em contínuo processo de acompanhamento artístico-cultural. Os artistas que dão corpo a esta realização integram um grupo de estudos transdisciplinares online, coordenado pelos curadores Nancy Betts e Marcio Harum. 

Tanto artistas, quanto curadores que compõem este grupo, estão sobremaneira sensibilizados com tais discussões acerca da filosofia da natureza -, e o que nos afeta diretamente como humanidade.  

Sob ameaças de guerras e a extinção de vida no globo terrestre, através das práticas artísticas, buscamos apresentar uma experiência visual-sensorial que traduz esteticamente algumas dessas inquietações frente à encruzilhada a ser encarada no tempo presente, lançando a seguinte pergunta de reencantamento: ainda é possível? 

Artistas 
Aldenor Prateiro, Anna Paes, Flavia Fabiana, Isabel Pochini, Juan Moreno Bianchi, Leonardo Theotonio, Maria Luiza Mazzetto, Pedro Kubitschek, Rosana Pagura, Saulo Dubourcq, Sergio Allevato 

A poesia do mundo em São Paulo 
De segunda-feira, 12 de maio, a domingo, 15 de junho 
Hall do primeiro andar 

Com curadoria de seus bibliotecários e a partir de seu próprio acervo, a Biblioteca Mário de Andrade apresenta a exposição "A poesia do mundo em São Paulo". A mostra destaca a força e a diversidade da poesia brasileira e latino-americana, reunindo obras que ecoam vozes marcantes e revelam diferentes expressões poéticas.   

A exposição integra o circuito da programação do I Festival Poesia no Centro, organizado pela Livraria Megafauna. O festival nasce com dois desafios inaugurais: por um lado, possibilitar o debate e a leitura de poetas contemporâneos, colaborando com a difusão da poesia, e, por outro, chamar atenção para as especificidades das organizações culturais dedicadas ao livro no centro de São Paulo, incentivando uma perambulação literária pela região. 

A ideia de dedicar uma programação inteira a esse gênero literário vem, é claro, do interesse que a Livraria Megafauna tem por poesia, e da convicção de que a produção brasileira vive um momento importante, com projetos e autores de grande inventividade, poetas com obras que nos permitem refletir sobre questões atuais. 

EVENTOS 

TEMA 2025 
Turmas de escrita de Mário - prosa e poesia 
fevereiro a novembro, todas as quintas-feiras, das 15h às 17h, online 
Inscrições online 

As vagas serão confirmadas por e-mail. Caso haja mais de 30 inscrições, haverá lista de espera. 

Com o objetivo de fomentar a reflexão e a prática da escrita criativa, a Biblioteca Mário de Andrade, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Município de São Paulo, promove, pelo segundo ano, o projeto TEMA - Turmas de Escrita da Mário. As turmas de escrita (prosa e poesia) serão divididas em temáticas, com aulas 100% online, ministradas durante todo o ano de 2025, sempre às quintas feiras pela tarde. Cada temática terá um mediador. Os mediadores são escritores e escritoras com carreira artística sólida, que representam referências em suas áreas de atuação. A matrícula é gratuita e por ordem de inscrição. As inscrições serão feitas exclusivamente online. 

[INSCRIÇÕES ESGOTADAS] 
Módulo 4, maio – Escrever a infância 
Quintas-feiras, 8, 15, 22, 29 de maio, das 15h às 17h 

O TEMA 2025 tem curadoria de Cecília Lara e Lilian Sais, coordenadora do projeto "Para escrever". 

O quarto módulo, intitulado “Escrever a infância”, terá início no dia 3 de maio, quinta-feira, e será ministrado pela escritora, pesquisadora e professora Taís Bravo. As vagas serão preenchidas por ordem de inscrição, que pode ser feita clicando aqui.

Neste módulo, os participantes serão convidados a analisar representações da infância de autores nacionais e internacionais, com trabalhos de artistas como Annie Ernaux, Heleine Fernandes, Tatiana Pequeno, entre outros. A cada encontro, é proposto um exercício de escrita criativa relacionado ao mecanismo estudado, discutindo questões de gênero, letramento e memória. 

Taís Bravo é mestre pela UFRJ e doutoranda pela PUC-Rio, pesquisadora e professora. Autora de “Sobre as linhas extintas” (2018), “Houve um ano chamado 2018” (2019), “Ato para desembrulhar o vício” (2019) e “Expansão Marítima” (2024), Taís também cofundou o projeto Mulheres que Escrevem e, desde 2018, ministra oficinas de escrita criativa. 

Tudo acontece numa segunda-feira de manhã: Pessoas trabalhando  
Segundas-feiras, 5, 12 e 29 e 26 de maio, 19h 
Auditório Rubens Borba de Moraes 

Às segundas-feiras de maio, a Biblioteca recebe o espetáculo “Tudo acontece numa segunda-feira de manhã”, primeira parte da trilogia “Pessoas Trabalhando”.   

Ao narrar os desafios de dois atores desesperados, interpretados por Vinicius Piedade e Evas Carreteiro, a trama expõe com humor e ironia as crueldades dos processos seletivos quando os protagonistas são obrigados a enfrentar testes cada vez mais absurdos.   

Com direção de Silvana Garcia e texto inédito de Vinicius Piedade, o espetáculo mergulha no lado obscuro e hilariante do mercado de trabalho contemporâneo, convidando o público a refletir sobre a pressão de trabalhar e os impactos do desemprego.   

O Núcleo Vinícius Piedade & CIA. é uma plataforma de criação artística dos espetáculos de Vinícius Piedade. Em mais de 20 anos de carreira, Vinícius já se apresentou em 18 países e tem seis espetáculos solo em seu repertório, como CARTA DE UM PIRATA (2003), HAMLET CANCELADO (2019) e PROVAVELMENTE SARAMAGO (2022).   

Os ingressos ficam disponíveis na recepção com 1h de antecedência do evento. 

Ciclo de palestras: Como escrever teatro? 
Terças e quintas, 6, 8, 20 e 22 de maio, 19h 
Auditório Rubens Borba de Moraes 

Ao longo dos meses de maio e junho, a Biblioteca recebe o ciclo de palestras “Como escrever teatro?”, com os dramaturgos e dramaturgas Jhonny Salaberg, Silvia Gomez, Victor Nóvoa e Marici Salomão.  

Organizados em quatro módulos, cada um com um palestrante diferente, os encontros oferecem uma visão ampla e variada da dramaturgia. Conduzindo o público por diferentes aspectos do texto cênico, os convidados também propõem exercícios criativos para a escrita de novos textos dramáticos.  

Confira abaixo a programação completa do ciclo:   
6 e 8/5, terça e quinta, às 19h: Jhonny Salaberg  
20 e 22/5, terça e quinta, às 19h: Silvia Gomez  
3 e 5/6, terça e quinta, às 19h: Victor Nóvoa  
17 e 18/6, terça e quarta, às 19h: Marici Salomão  

Os ingressos ficam disponíveis na recepção com uma hora de antecedência. 

Encontro com os escritores – Peter Burke 
Quarta-feira, 7 de maio, 19h  
Auditório Rubens Borba de Moraes 

A Universidade do Livro, vinculada à Fundação Editora da Unesp, anuncia a retomada da série "Encontro com os escritores", que oferece aos leitores a oportunidade única de conhecerem pessoalmente seus autores favoritos e explorarem seus processos criativos.  

Em maio, o convidado é o célebre historiador inglês Peter Burke, que discorre sobre como as fake news, embora vistas como um fenômeno recente, têm raízes profundas na história. Desde os “relatórios falsos” do século XIX, até a dissimulação do século XVII e a história ainda mais longa de rumores e mentiras, o historiador mostra que a manipulação da verdade é um jogo antigo.  

Além disso, Burke aborda o impacto dos meios de comunicação – especialmente as mídias sociais – na amplificação das fake news e explora estratégias para combatê-las. Uma oportunidade única para refletir sobre o passado e desvendar os desafios do presente. 

Desde a sua criação, a série já recebeu Ana Maria Machado, Cristovão Tezza, Ignácio de Loyola Brandão, Laerte e Luiz Gê, Laurentino Gomes, Luis Fernando Verissimo, Maria Valéria Rezende, Marina Colasanti, Mary Del Priore, Milton Hatoum, Mílton Jung, Pedro Bandeira, Rodrigo Lacerda e Ruth Rocha. 

Sobre o autor 
Peter Burke, professor emérito da Universidade de Cambridge, é um dos maiores especialistas em História Moderna Europeia. Com passagens por instituições nacionais e internacionais de renome, Burke é autor de obras fundamentais, como Ignorância: uma história global (Vestígio), A arte da conversação e Testemunha ocular: o uso de imagens como evidência histórica, entre outras publicadas pela Editora Unesp. 

Poesia é movimento. Experimentos em verbivocovisual e intermídias – Curso 
Quartas-feiras, 09, 16, 23 e 30 de abril, e 07 e 14 de maio, 14h 
Antiga Sala Infantil  

[INSCRIÇÕES ESGOTADAS] 

Às 14h do dia 7, quinta-feira, inicia-se o curso presencial “Poesia é movimento. Experimentos em verbivocovisual e intermídias”, com o poeta e performer Daniel Minchoni.  

Ao propor uma investigação da poesia sob a perspectiva da visualidade, o curso apresenta um conjunto de manifestações com base na poesia sonora, no poema performance, no poema visual, entre outros elementos. Assim, os participantes podem experimentar o design e as artes visuais a fim de amplificar a palavra para além da página escrita. 

Daniel Minchoni é um poeta e performer que utiliza a arte de rua para interferir na cidade com suas poesias visuais, criando eventos de poesia como "O menor Slam do Mundo", "O sarau do burro", "Rachão poético" e "Cabaré revoltaire". Além disso, Daniel também é conhecido por participar de saraus e movimentos de poesia, como o "Poesia Esporte Clube" e o "Sarau do Burro". 

De Mar a Mar – Homenagem a Antonio Machado
Terça-feira, 13 de maio, 19h 
Auditório Rubens Borba de Moraes 

Com a voz de Luis Llaneza e o piano de Daniel Grajew, este concerto é uma parceria entre a Biblioteca Mário de Andrade e o Instituto Cervantes que homangeia com o barítono Luis Llaneza e o pianista Daniel Grajew, uma parceria entre a Mário e o Instituto Cervantes que homenageia ao poeta espanhol Antonio Machado. 

Nascido em 1875, há 150 anos, Antonio Machado foi membro da Real Academia de Letras da Espanha e expoente do modernismo de seu país. Marcada por suas leituras filosóficas, a poética de Machado também refletia sobre a sociedade espanhola da época.  

O programa incluirá obras de compositores espanhóis inspiradas em Machado, como Joaquín Rodrigo e Jesús García Leoz, além de estreias mundiais de peças de Manuel Barrios, Darko Domitrovic e Andrey Baturin. Também interpretará músicas de compositores contemporâneos e conhecidos de Machado, explorando sua estreita relação com a música.  

Luis Alberto Llaneza, barítono e musicólogo nascido em Turón (Astúrias), destacou-se internacionalmente na interpretação de música de câmara, zarzuela e repertório espanhol, tendo estreado obras de compositores como Manuel García Morante e Darko Domitrovic e se apresentado em palcos como o Carnegie Hall e em festivais na Europa, América e Ásia. Também atua como conferencista e pesquisador, ministrando masterclasses em conservatórios e universidades ao redor do mundo. 

Daniel Grajew, pianista, acordeonista e compositor brasileiro, transita entre o repertório erudito, o choro, o jazz e o tango, sendo vencedor do Concurso Guiomar Novaes em 2020 e autor de composições como Giramundo e Acalanto. Com formação pela USP, já lançou diversos discos e colaborou com artistas como Carlos Malta, Zizi Possi e a Orquestra Jazz Sinfônica. 

Clube de Prosa – Pequena coreografia do adeus, de Aline Bei  
com Heitor Botan 
Quarta-feira, 14 de maio, 19h 
Antiga Sala Infantil 

Nesta quinta, dia 19, às 19h, acontece mais uma edição do Clube de Prosa da Mário! Desta vez, a discussão gira em torno do livro “Pequena coreografia do adeus” (2021), de Aline Bei. 

No romance, a jovem escritora Julia se vê sufocada pelas brigas constantes entre seus pais separados: sua mãe, que não aceita ter sido abandonada, e seu pai que não aceita ter casado. Entre lembranças e sonhos, a prosa original de Aline Bei narra a jornada de Julia rumo à descoberta de si mesma, permeada por aproximações e afastamentos do próprio passado.  

Sempre com mediação do jornalista e educador Heitor Botan, a atividade é gratuita e não há necessidade de se inscrever. 

Mais informações sobre o projeto estão disponíveis clicando aqui, incluindo as próximas datas e obras a serem discutidas. 

CryptoRave 
Sexta-feira e sábado, 16 e 17 de maio, das 18h às 18h 
Diversos espaços 

Inspirada no movimento internacional das CryptoParties, a CryptoRave é um esforço coletivo para difundir os conceitos fundamentais de privacidade e liberdade na Internet e ampliar a adoção de práticas e ferramentas de segurança digital (comunicação criptografada, entre elas). Chegando à nona edição do evento, ele mantém sua realização aberta e colaborativa! 

A fim de retomarem as bases, o principal intuito da CryptoRave este ano é o de realizar encontros e diálogos entre coletivos e indivíduos organizados por meio de infraestruturas autônomas e livres, de modo que os princípios e conhecimentos em torno da autonomia e da liberdade nas redes possam se disseminar envolvendo mais e mais pessoas. 

Partindo desse horizonte, a CryptoRave é uma festa/encontro/evento ABERTA e GRATUITA, onde ativistas, hackers, jornalistas, cypherpunks, estudantes, nerds, artistas, pessoas curiosas e interessadas em apropriar-se de práticas de segurança e de proteção de dados pessoais podem se encontrar. São mais de 24 horas de oficinas, conversas, debates, apresentações, trocas e formação nas áreas de intersecção entre segurança, privacidade, criptografia e artes. 

E, tradicionalmente, ao final da jornada de atividades, há uma grande FESTA de encerramento! 

Já estiveram na CryptoRave Jérémie Zimmermann, Peter Sunde, André Meister, James Bamford, Sasha Costanza-chock, Harry Halpin, Eva Galperin, Roy Singham, Micah Anderson, Hervé Falciani, Paulo Barreto, Diego Aranha, Nick Calyx, Anne Roth, Torsten Grote, Sergio Amadeu, David Miranda, Malte Sptiz, Dave Maass, Ola Bini, Nina Da Hora, TC Silva, Marwa Hanna, entre outras pessoas. 

Centenário Malcolm X 
Entre os dias 16 e 30 de maio 
Diversos espaços  

Neste mês, comemora-se o aniversário de 100 anos do ativista pelo movimento negro e defensor dos direitos humanos Malcolm X.
Para homenagear a trajetória dessa figura fundamental, a Mário, que também celebra seu centenário em 2025 propõe uma série de atividades, com curadoria do Jovem Monitor Cultural Makunge Omowale.

Confira abaixo a programação completa:
17/5, 9h: Abertura da exposição Malcolm X
A exposição, que fica aberta para visitação até o dia 29/6, conta com artes visuais e livros em sua homenagem, além de alguns de seus textos, entrevistas e discursos mais impactantes sobre acontecimentos relevantes para população preta do mundo todo.

20/5, 11h e 15h: Visitas guiadas à Exposição
O curador da exposição guia o público pelas diferentes abordagens da obra do ativista e, ao final, a visita passa pelas coleções Circulante e São Paulo, onde acontece uma roda de conversa sobre o centenário da Biblioteca Mário de Andrade.

21/5, 10h: Leitura mediada para crianças
Através da obra infanto-juvenil “Malcolm X” (Gabriela Bauerfeldt, Ed. Mostarda), a atividade estimula o espírito crítico de modo divertido, convidando o público a pensar o ativismo e as visões de Malcolm X por meio de uma atividade interativa.

Classificação indicativa: livre

22/5, 14h e 16h: Clube de leitura da Autobiografia de Malcolm X
Com o objetivo de promover a leitura e a reflexão sobre a vida e obra de Malcolm X, o clube será feito coletivamente durante a reunião, de forma que todos possam dialogar e participar independente do acesso prévio aos textos.

Classificação indicativa: maiores de 12 anos.

30/5, 19h: Sarau Malcolm X
Neste sarau, a vida de Malcolm X será celebrada por meio da arte, com apresentações musicais. Em seguida, acontece uma sessão de microfone aberto para artistas e visitantes da Biblioteca, contando com uma banda e/ou playback.

Semana Municipal do Brincar 
Entre os dias 24 a 30 de maio 
Diversos espaços 

Neste ano, a Mário será um dos palcos da VII Semana Municipal do Brincar, que conta com mais de 2500 atividades distribuídas por toda a cidade. Com o tema “Proteger o encantamento das infâncias”, o evento incentiva as crianças a agirem com respeito, em harmonia com seu círculo através de palestras, teatros etc.

24/5, 11h: Disco é Brinquedo - A Magia dos Discos de Vinil para Criança
Criada pela professora e DJ Carlu em parceria com seus alunos, o projeto “Disco é Brinquedo” valoriza a cultura do vinil e explora o poder da música como ferramenta para o desenvolvimento infantil com discotecagens animadas e atividades imersivas.

27/5, 14h e 28/5, 10h30: Contação de histórias interativa, com Makunge
Nesta atividade, as crianças desenvolvem a capacidade de comunicação e interpretação de textos através da contação de histórias, estimulando o pensamento e a imaginação.

28/5, 9h30: Mesas de conversa com apresentações - Auditório Rubens Borba de Moraes e Terraço (3º andar) 
Evento organizado pelo Núcleo da Política Integrada pela Primeira Infância, da Secretaria Executiva de Projetos Estratégicos, da Secretaria de Governo, por ocasião da Semana Municipal do Brincar 2025. Estão previstas duas mesas de conversa, intercaladas por apresentações artísticas. 

Clique aqui para conferir a programação detalhada. 

28/5, 14h: Visita mediada brincante, com o Núcleo Educativo da Biblioteca
O núcleo educativo da Biblioteca Mário de Andrade propõe uma visita mediada brincante para crianças de 3 a 10 anos e suas famílias. Percorrendo espaços internos e externos, a visita experimenta relações entre a literatura e o brincar.

28/5, 15h30, e 30/5, 14h: Oficina “Como fazer livros de papel?” com Evelen Castro
Atividade prática voltada à produção de livros com papel, despertando nas crianças o prazer de ler, criar e contar suas próprias histórias.

30/5, 14h: Histórias da Mata Calada
Dividida em duas partes, a atividade consiste na narrativa teatral “A Verdadeira Mãe da Mata”, com as atrizes e musicistas Maria Alencar Rosa e Luana Sato. Em seguida, às 15h40, após um intervalo com pipoca, acontece a vivência de artesania com brinquedos narrativos “A Rainha sem coroa”, baseada na história apresentada.

Clube de Leitura Tereza de Benguela 
Quarta-feira, 28 de maio, 15h e quinta-feira, 29 de maio, 18h  
Espaço Tula Pilar 

O Clube de Leitura Tereza de Benguela, criado em julho de 2024, homenageia o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-americana e Caribenha e o Dia Nacional da Mulher Negra. Focado em textos de escritoras negras, especialmente latino-americanas e caribenhas, o clube realiza leituras durante os encontros, complementadas por recursos audiovisuais.  

A atividade tem organização das funcionárias da Coleção Circulante Mirelle Jesus Lima e Sara Xavier e de Maynara Moreira Lima dos Santos, estagiária da mesma coleção 

Exibição de “M de Mães”de Livia Perez + Debate com as protagonistas Marcela Tiboni e Melanie Graille sobre dupla maternidade 
Mediação de Dani Arrais. 
Quarta-feira, 28 de maio, 19h 
Auditório Rubens Borba de Moraes 

Para comemorar os mês das mães, a Mário preparou uma exibição especial do documentário “M de Mães”, seguida de um bate-papo sobre as formas de maternidade com as protagonistas do filme.  

Marcela e Melanie, um casal que sonha em ter filhos, enfrentam juntas os desafios da maternidade quando Mel engravida de gêmeos por fertilização in vitro. Questionando o próprio papel como mãe, Marcela prepara seu corpo para amamentar os bebês e, juntas, elas vivem uma jornada comovente de amor e descoberta. 

Após o documentário, acontece uma roda de conversa com Marcela Tiboni e Melanie Graille, protagonistas do documentário. Com a mediação de Daniela Arrais, do coletivo Dupla Maternidade, as mães exploram os anseios, as dificuldades e os prazeres de viver como duas mães criando dois filhos.   

Histórias da Mata Calada - A rainha sem coroa e A verdadeira mãe da mata 
Sexta-feira e sábado, 30 e 31 de maio 
Espaço Tula Pilar Ferreira 

Nesta atividade, dividida em duas partes, acontece o teatro juvenil "A verdadeira mãe da mata" com as atrizes e musicistas Maria Alencar Rosa e Luana Sato. Em seguida, após um intervalo com pipoca, as atrizes organizam uma oficina de vivência criativa baseada na história apresentada 

Duas contadoras de histórias se unem para resolver um problema comum da infância: uma coceira persistente na cabeça… será que é piolho? A partir desse ponto de partida cotidiano, mergulhamos em narrativas fantásticas sobre a figura da Mãe da Mata, conhecida também como Cumadre Fulôzinha, Caipora e tantos outros nomes que representam essa Cabocla Encantada — a própria Floresta.

A Verdadeira Mãe da Mata remonta à mitologia iorubá, evocando a criação dos seres humanos a partir do barro. Surge então a imagem de uma idosa, a senhora mais antiga de todas, nascida junto com o mundo, guardiã do planeta. Ela é a Rainha da Mata… mas perdeu sua coroa. Agora, precisa reencontrá-la.

Intervalo com pipoca

Vivência de artesania com brinquedos narrativos
Após o espetáculo, as crianças são convidadas a participar de uma atividade criativa, unindo imaginação e criação. Utilizando materiais da natureza ou biodegradáveis — como papelão, gravetos, folhas, cipós, pedras e areia — poderão construir uma coroa (referência à primeira história) ou uma boneca que representa a Mãe da Mata (referência à segunda história).

Nessa segunda narrativa, uma menina curiosa sai de casa e embarca em uma jornada de descobertas pela caatinga. Ela aprende a caminhar com leveza para não assustar os bichos, se vê perdida… e precisa subir num cometa para encontrar o caminho de volta. Mas, para voltar para casa, antes precisa conhecer a verdadeira Mãe da Mata.

Feira de Troca de Livros
Sábado, 31 de maio, às 14h 

Já pensou em trocar aquele livro antigo que você já leu por um título inédito? Conhece alguém com livros que já leu e quer desapegar?  

Como de costume, a feira está programada para acontecer nos últimos sábado de cada mês no decorrer do ano todo, então não se preocupe se não conseguir vir este mês. 

Durante a feira, é possível trocar quaisquer livros em bom estado de conservação de quaisquer gêneros literários, como poesia, conto, romance ou ensaio. 
 
Como o intuito do evento é sobretudo incentivar a leitura de literatura, pedimos que não sejam trazidos nem livros didáticos nem livros técnicos.  

 Independentemente do título em questão, cada exemplar dá direito a outro exemplar correspondente, respeitando a seleção feita pelos organizadores da atividade. 

A programação do mês está sujeita a mudanças sem aviso prévio.