Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa
Clube de Leitura na Mário: Esperança para voar
O próximo encontro do Clube de Prosa na Mário discutirá o romance de estreia de Rutendo Travengerwei, jovem escritora zimbabuana e autora do primeiro livro de literatura em língua inglesa que a Editora Kapulana lança neste ano.
Sobre a obra: Shamiso, a protagonista, retorna com a sua família do Reino Unido para o Zimbábue, após a morte do pai, jornalista de oposição ao regime ditatorial da época. A história se passa no Zimbábue de 2008, ano de grave crise política nacional, no qual o país é acometido pela corrupção e pelo autoritarismo. Abre-se um enredo de como jovens no século XXI enfrentam perdas, rupturas, dores, miséria e autoritarismo. Delicado e emocionante, ao mesmo tempo em que nos apresenta um cenário africano com muita musicalidade, Esperança para voar narra a história de superação e amizade de duas adolescentes e funciona como uma fábula universal, cujos fatos poderiam ter ocorrido em qualquer país e em qualquer tempo.
Em entrevista à Kapulana, Rutendo apontou que a sua escrita está em grande parte dialogando com o cotidiano: “De certa maneira, eu traço paralelos entre minha escrita e meu cotidiano. Acho que é importante, se você quer que a história fique plausível, usar situações reais e adicioná-las à história. Então, em alguns casos, se eu escuto algo interessante ou engraçado, às vezes eu tento incorporar isso à história. Mas tanto de minha vida está na minha escrita. Eu escrevo sobre música e os sons que escuto, escrevo sobre cenários que eu acho maravilhosos. Basicamente, eu tento compartilhar tudo que me toca com o mundo”.
“O calor fervia sob os pés de Shamiso. Os dias estavam se desenrolando como a pele velha de uma cobra. Só fazia alguns dias desde que ela fora suspensa, mas parecia fazer um ano. Ela estava percebendo, envergonhada, que os desafios da vida no internato não eram nada comparados à realidade nua e crua de casa.”
Sobre a autora: jovem escritora africana nasceu, cresceu e estudou no Zimbábue, onde morou até os dezoito anos.
Continuou, então, seus estudos na África do Sul, na área de Direito na Universidade de Witwatersrand, onde recebeu o diploma de especialização em Direito Comercial Internacional. Na Suíça, completou um Mestrado no World Trade Institute, Universidade de Berna.
Atualmente, trabalha na Organização Mundial do Comércio, em Genebra. Esperança para voar (Hope is our only wing) é seu primeiro livro de ficção publicado!
Fonte: Editora Kapulana
Quando: 12/09, às 19h.
Local: Hemeroteca Mário de Andrade, R. Dr. Bráulio Gomes, 125 – Centro, São Paulo, SP
Mediação e organização: Heitor Botan