Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa

30º Café Literário: George Orwell

Livro A revolução dos bichos

30º Café Literário será sobre o livro A revolução dos bichos, de George Orwell.

Livro em tons de azul, verde, rosa e vermelho com o nome do autor em branco seguido pelo título, na cor amarela, Abaixo há a imagem de um porco em preto e branco

O evento contará com a palestra de abertura ministrada pelo mestrando em Literatura e Crítica Literária pela PUC-SP, Fernando Cabral.

Quando: 21/10, às 15h

Local: Auditório- 1º andar- Rua da Consolação, 94

Ingresso gratuito (retirado 1h antes na Recepção)

Sobre a obra: Escrita em plena Segunda Guerra Mundial e publicada em 1945 depois de ter sido rejeitada por várias editoras, essa pequena narrativa causou desconforto ao satirizar ferozmente a ditadura stalinista numa época em que os soviéticos ainda eram aliados do Ocidente na luta contra o eixo nazifascista.
De fato, são claras as referências: o despótico Napoleão seria Stálin, o banido Bola-de-Neve seria Trotsky, e os eventos políticos - expurgos, instituição de um estado policial, deturpação tendenciosa da História - mimetizam os que estavam em curso na União Soviética.
Com o acirramento da Guerra Fria, as mesmas razões que causaram constrangimento na época de sua publicação levaram A revolução dos bichos a ser amplamente usada pelo Ocidente nas décadas seguintes como arma ideológica contra o comunismo. O próprio Orwell, adepto do socialismo e inimigo de qualquer forma de manipulação política, sentiu-se incomodado com a utilização de sua fábula como panfleto.
Depois das profundas transformações políticas que mudaram a fisionomia do planeta nas últimas décadas, a pequena obra-prima de Orwell pode ser vista sem o viés ideológico reducionista. Mais de sessenta anos depois de escrita, ela mantém o viço e o brilho de uma alegoria perene sobre as fraquezas humanas que levam à corrosão dos grandes projetos de revolução política. É irônico que o escritor, para fazer esse retrato cruel da humanidade, tenha recorrido aos animais como personagens. De certo modo, a inteligência política que humaniza seus bichos é a mesma que animaliza os homens.
Escrito com perfeito domínio da narrativa, atenção às minúcias e extraordinária capacidade de criação de personagens e situações, A revolução dos bichos combina de maneira feliz duas ricas tradições literárias: a das fábulas morais, que remontam a Esopo, e a da sátira política, que teve talvez em Jonathan Swift seu representante máximo.

Sobre o autor: Pseudônimo de Eric Arthur Blair, nasceu em 1903, na Índia, onde seu pai trabalhava para o império britânico, e estudou em colégios tradicionais da Inglaterra. Jornalista, crítico e romancista, é um dos mais influentes escritores do século XX, famoso pela publicação dos romances A revolução dos bichos (1945) e 1984 (1949). Morreu de tuberculose em 1950.

Palestrantes

Sobre a Prof.ª Janaina Soggia
Formada em Letras (Licenciatura Plena Português e Inglês) pela Universidade Nove de Julho. Doutoranda em Literatura e Crítica Literária pela PUC-SP. Autora do livro “O duplo espelho: a (auto) reflexividade da obra clariceana ‘Um sopro de vida (Pulsações)’”. Atuou por 5 anos com elaboração de Material Didático no Kumon Instituto de Educação, onde ministrava palestras sobre a metodologia de ensino. Atua como professora desde 2007, em Ensino Técnico, Universitário e Regular.
Idealizou o Clube de Leitura “Café Literário - SP” em Maio/2016, tendo realizado 20 encontros na Casa das Rosas e, em virtude do aumento do público, passou a organizá-lo mensalmente na Biblioteca Mário de Andrade.

Sobre o Prof. Fernando Cabral
Possui graduação em Letras e Literatura (Português e Inglês) pela Universidade de São Paulo (2005), mestrado em Literatura e Crítica Literária pela PUC - São Paulo (2018). Atualmente é professor de inglês em um instituto de Língua Inglesa onde dá aulas de Inglês enquanto língua estrangeira e prepara alunos para certificações de proficiência. Tem experiência na área de Letras, com ênfase no Modernismo Brasileiro, Literatura Moderna Inglesa, e Crítica/Teoria Literária além de desenvolve pesquisas nos seguintes campos: historiografia literária, memorialismo, modernismo brasileiro e crítica jornalística.

Maiores informações pelo e-mail: jana.cafeliterario@gmail.com.