Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa

Cursos na Mário

Os cursos previsto para 2020 ocorrerão de forma on-line. Faça sua inscrição!

Curso: Literatura e Direito, com Paulo Scott

O curso “Direito e Literatura: a injustiça como cenário na ficção brasileira contemporânea”, ministrado pelo escritor e professor universitário Paulo Scott, abordará a presença do Direito, como elemento/ferramenta de libertação (mas também de opressão), na análise de seis narrativas longas de ficção produzidas por autores brasileiros contemporâneos. As obras selecionadas incorporam questões relacionadas a direitos humanos à formulação das respectivas tramas –isso de maneira a gerar cenários sociopolíticos reflexos das imensas complexidades e contradições da sociedade brasileira. Um curso para os que se interessam por Literatura, por Direito, mas também pela melhor compreensão das relações sociais no Brasil e dos suportes e injunções sócio-políticas que possam regulamentá-las e regulá-las, a partir de possíveis interpretações literárias.

Sobre o realizador: Paulo Scott nasceu em Porto Alegre em 1966. Escritor e professor universitário, publicou dez livros: quatro romances, um livro de contos e cinco de poesias. Recebeu os prêmios Machado de Assis da Fundação Biblioteca Nacional, APCA, Açorianos de Literatura, entre outros, e foi finalista de prêmios como Jabuti, Prêmio São Paulo de Literatura, Prémio Literário Casa da América Latina (Portugal). Vive atualmente em Garopaba, Santa Catarina.

Informações: 07,14, 21, 28/09 e 05/10. Das 19h às 21h 

Para se inscrever, clique aqui. *Inscrições até 14/08

Curso: Histórias Negras, com Fernanda Miranda

Através de aulas expositivas, leituras de trechos de obras e debates, o curso "Histórias Negras: Romance e autoria negra no Brasil" abordará alguns aspectos formativos do corpo de romances de autoras negras brasileiras, salientando seus principais contornos e linhas de força. Lidas em diálogo, as narrativas em foco inscrevem na ficção um conhecimento decolonial da História, ampliando a imaginação constituinte do tempo e discutindo os parâmetros de construção da nação como projeto e projeção das elites.

Sobre a realizadora: Fernanda Miranda é doutora e mestra em Letras (USP), atualmente pesquisadora de pós-doutorado. Publicou “Carolina Maria de Jesus, literatura e cidade em dissenso” e “Silêncios prEscritos: estudo de romances de autoras negras brasileiras (1859-2006)”.

Informações: Dias 05, 12, 19, 26/09 e 03/10. Das 19h às 21h 

Para se inscrever, clique aqui. *Inscrições até 14/08