Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa

Exposição: "Poema cidadecitycité pela cidade", de Augusto de Campos

Exposição compõe a programação especial que homenageia os 90 anos do poeta.

 A Biblioteca Mário de Andrade e a N+1 Arte Cultura homenageiam os 90 anos de Augusto de Campos, com a exposição “Poema cidadecitycité pela cidade”.

A mostra gira em torno do poema “cidadecitycité”, que Augusto de Campos definiu como “o maior poema de uma única palavra já escrito”. O grande destaque é a versão audiovisual — um painel de led com 10 metros de comprimento que será instalado na fachada principal da Biblioteca Mário de Andrade, na rua da Consolação, 94.

A exposição reúne, ainda, no hall de entrada, distintas versões do poema, criado em 1963, desde os primeiros experimentos gráficos até as versões audiovisuais posteriores, além de registros e documentos históricos.

A versão em led foi desenvolvida para a exposição REVER – Augusto de Campos, realizada em 2016 no SESC Pompeia, como resultado de um processo de composição coletiva entre o poeta e o curador Daniel Rangel, que também assina a curadoria das homenagens na Biblioteca Mário de Andrade.

Poeta, ensaísta, tradutor e crítico de literatura e música, Augusto de Campos nasceu em São Paulo em 1931 e publicou seus primeiros poemas na Revista Brasileira de Poesia em 1949. Desvencilhando-se das correntes tradicionais da poesia da época, uniu-se ao seu irmão Haroldo de Campos e ao também poeta Décio Pignatari e criam o grupo “Noigandres”, com uma revista de mesmo nome, dedicados à experimentação de novas formas e atraindo jovens poetas inclinados para essa linha de experimentação. Em 1956, os poetas lançaram oficialmente o manifesto literário da poesia concreta no Museu de Arte Moderna de São Paulo.

A exposição fica em cartaz de 23 de dezembro de 2020 a 23 de abril de 2021 e compõe a programação de homenagens aos 90 anos de Augusto, a serem comemorados no dia 14 de fevereiro de 2021.

SERVIÇO:
Exposição "Poema cidadecitycité pela cidade"
Curadoria de Daniel Rangel?
Visitação: até 23 de abril de 2021
Segunda a sexta, das 13h às 16h.
Não é necessário fazer agendamento. Entrada permitida até 4 pessoas por vez.
Biblioteca Mário de Andrade - Rua da Consolação, 94, São Paulo, SP