Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa
Publicações do DPH
Plano de Salvaguarda do Teatro de Grupo
2024
Publicação composta pelo dossiê de revalidação do registro do Teatro de Grupo como patrimônio cultural imaterial da cidade de São Paulo e de seu Plano de Salvaguarda, aprovados pela Resolução 09/CONPRESP/2024.
2024
Trata-se de uma série de guias completos e informativos para auxiliar a população a entender melhor o funcionamento do órgão e os processos de preservação do patrimônio cultural. Com linguagem clara e objetiva, os guias abordam desde a história do DPH até os procedimentos para solicitar o tombamento de um bem cultural.
DPH 45 anos - REVISTA DO ARQUIVO MUNICIPAL n. 207
2020
A Revista do Arquivo Municipal (RAM), dedicada a reflexões históricas e multidisciplinares, tem a cidade de São Paulo como foco central de análise. Este volume celebra os 45 anos do Departamento do Patrimônio Histórico (DPH) da Secretaria Municipal de Cultura.
2014
A série de textos produzidos em 2008, e atualizados até 2014, formam um conjunto de informações sobre o patrimônio em cada uma das subprefeituras, contextualizando-o num panorama territorial, histórico, urbanístico e arquitetônico.
Vila Economizadora - Cartilha de Orientação aos moradores para reforma, restauro e conservação
2013
Este trabalho foi fruto de um esforço conjunto entre técnicos da Unidade de Preservação do Patrimônio Histórico – UPPH/CONDEPHAAT e do Departamento de Patrimônio Histórico – DPH/CONPRESP, com o objetivo de fornecer diretrizes para a realização de intervenções em imóveis localizados na área deste importante bem tombado.
2013
O Departamento do Patrimônio Histórico elaborou um roteiro turístico especial para a comemoração do Dia da Independência.
2012
Com o objetivo de narrar o processo de formação de São Paulo, o DPH e a Secretaria Municipal de Cultura produziram em 2012 o Guia de Bens Culturais da Cidade de São Paulo. A publicação apresenta textos, mapas e imagens sobre cerca de 200 bens culturais organizados em 26 áreas. Além do valor histórico e cultural, os bens foram escolhidos por representarem diferentes períodos e processos que moldaram a cidade.
2005
Textos produzidos pelo corpo técnico do Departamento do Patrimônio Histórico (DPH) com o objetivo de divulgar o patrimônio cultural paulistano ao público em geral.
30 anos de DPH - REVISTA DO ARQUIVO MUNICIPAL n. 204
2005
A Revista do Arquivo Municipal (RAM) no 204 lembra os 30 anos de existência do Departamento do Patrimônio Histórico da Secretaria Municipal de Cultura (DPH).
1987
O Inventário Geral do Patrimônio Ambiental, Cultural e Urbano de São Paulo - IGEPAC-SP teve a sua metodologia estabelecida entre 1982 e 1983 e, na seqüência, os inventários começaram a ser feitos, obedecendo a uma base geográfica, tendo como unidades os bairros e pretendendo caracterizar-se como um trabalho sistemático, de modo a cobrir a cidade partindo do centro e encaminhando-se para as periferias.
O objetivo do IGEPAC-SP é o reconhecimento do que constitui o repertório básico do patrimônio cultural e ambiental de cada bairro (configurações urbanas, espaços públicos, agenciamentos particulares, edifícios, vegetação expressiva), a documentação desse patrimônio, a elaboração de propostas de preservação e a disponibilização das informações coletadas através de sua sistematização.