Secretaria Executiva de Desestatização e Parcerias
Concessão moderniza e garante acessibilidade para o Terminal Cachoeirinha

Um novo capítulo na gestão Ricardo Nunes, que vem melhorando a qualidade da prestação dos serviços na cidade de São Paulo, foi iniciado nesta quinta-feira (17), com a entrega das obras de modernização do Terminal Vila Nova Cachoeirinha, localizado na zona norte. O investimento é resultado de Parceria Público-Privada (PPP) entre a Prefeitura de São Paulo e a concessionária SP Terminais Noroeste, com a supervisão e o acompanhamento da Secretaria Executiva de Desestatização e Parcerias (SEDP).
Do chamado bloco noroeste, além do Cachoeirinha, sete empreendimentos já passaram por requalificação, a partir da PPP dos Terminais. Foram eles, Pirituba, Campo Limpo, Casa Verde, Lapa, Princesa Isabel e Pinheiros.
De acordo com dados da SPTrans (São Paulo Transporte S/A), a entrega consolida a qualificação do maior terminal da zona norte, com público estimado de 50 mil passageiros por dia em suas 28 linhas (21 diurnas e sete noturnas).
Gratuito, seguro e acessível
A concessão do Terminal Cachoerinha tem como foco a melhoria da qualidade do serviço. Dessa forma, agora, o local está integrado ao sistema de monitoramento de câmeras do programa Smart Sampa, além de ganhar nova identidade visual, completa renovação da bilheteria, balcão de informações, novos sanitários e bicicletário com 60 vagas.
Como parte das ações de modernização, o equipamento também oferece 100% de acessibilidade em sua estrutura, reconhecido com o Selo de Acessibilidade Arquitetônica, concedido pela Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED).
“Esse é o oitavo terminal revitalizado pela parceria estratégica firmada entre a Prefeitura e a concessionária, com o firme propósito do prefeito Ricardo Nunes de aumentar a eficiência do serviço oferecido à população de São Paulo”, ressalta o Secretário de Desestatização, Luiz Fernando Machado.
Cabe ressaltar, ainda, que o acesso do público permanece gratuito, sendo vedadas quaisquer cobranças de tarifas.
PPP dos Terminais
Pelo período de 30 anos, as empresas SP Terminais Noroeste e SPE São Paulo Sul S.A. vão ser responsáveis pela requalificação, além da administração, conservação e manutenção de 19 terminais de ônibus. As empresas também têm direito à exploração comercial nos locais, o que contribuirá para que o usuário tenha um ambiente mais moderno e confortável.
Já da parte do bloco sul, dez terminais fazem parte da concessão: Água Espraiada, Bandeira, Capelinha, Grajaú, Guarapiranga, Jardim Ângela, João Dias, Parelheiros, Santo Amaro e Varginha.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk