Secretaria Executiva de Desestatização e Parcerias

Segunda-feira, 20 de Janeiro de 2025 | Horário: 18:39
Compartilhe:

Mercadão é completamente restaurado e entregue à cidade

Mercado Municipal é reinaugurado pela Prefeitura de São Paulo, combinando história e modernidade na nova fase
Mercadão visto de cima (Foto: SECOM)

Após duas décadas da última intervenção, o Mercado Municipal Paulistano, mais conhecido como Mercadão, passou por uma completa restauração e requalificação, entregando, nesta segunda-feira (20), um novo capítulo em sua longa história. 

A revitalização foi realizada pela Mercado SP, concessionária responsável pela gestão do mercado desde 2021, e envolveu a aprovação dos projetos pelos órgãos de preservação, como o Conpresp e o Condephaat, para garantir que as intervenções preservassem esse patrimônio histórico da cidade.  

Conduzida por escritórios especializados, com equipes multidisciplinares que trabalharam na elaboração dos projetos, a restauração passou por aprovações e execução das obras e gerou cerca de 300 empregos diretos e mais de 500 indiretos. 

Entre as principais mudanças, estão: 

  • 6 mil novas telhas de vidro e 9 telhados novos, além da recuperação de outros 4; 

  • Substituição de madeiras e restauração completa da fachada e anexos; 

  • Manutenção e valorização dos vitrais históricos, que retratam a pecuária e agricultura paulista; 

  • Troca do piso e implementação de acessibilidade; 

  • Instalação de 285 pilares e pendentes, proporcionando iluminação cenográfica interna; 

  • Integração de novas tecnologias para segurança e conforto, enriquecendo as experiências culturais e gastronômicas. 

Com a conclusão das obras, a experiência dos comerciantes e visitantes foi transformada, e a revitalização também trouxe benefícios significativos para o turismo e a segurança no entorno. Em parceria com a Guarda Civil Metropolitana (GCM) e a Polícia Militar, foram implementadas ações para aumentar a segurança, resultando em uma queda expressiva de ocorrências na região. O fluxo de visitantes aumentou entre 10% e 15% ao ano desde 2021, com cerca de 30% a 35% do público total de 2024 sendo composto por turistas de diversas partes do Brasil e do mundo. 

Um ícone histórico e arquitetônico de São Paulo 

Inaugurado em 1933, no aniversário de São Paulo, o Mercadão passou por sua última intervenção significativa em 2004, quando houve ampliação da área de restaurantes e banheiros. Com uma área de 22.147 m² (sendo 18.601 m² construídos), abriga 256 boxes, incluindo açougues, peixarias, empórios e restaurantes, e oferece estacionamento com capacidade para 197 veículos. 

Atualmente, o Mercadão recebe em média de 10 a 12 mil visitantes nos dias úteis, e de 20 a 30 mil nos finais de semana, consolidando-se como um dos principais destinos turísticos e culturais da cidade. A restauração resgatou o esplendor original dos mercados, reforçando sua importância histórica e cultural tanto para os paulistanos quanto para os turistas. 

Enquanto as intervenções internas do Mercadão foram finalizadas, melhorias externas, como estacionamentos e calçadas, receberam recentemente a aprovação dos órgãos de proteção e devem começar em breve.  

Essa concessão é um exemplo de como a parceria entre o poder público e a iniciativa privada pode resultar em benefícios duradouros para a cidade, preservando a história e identidade cultural de São Paulo, e reforçando o compromisso com o turismo e a revitalização urbana do centro. 

collections
Galeria de imagens