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Prefeitura de São Paulo lança projeto de Pontos Comerciais de Rua para revitalizar espaços de antigas bancas de jornais
As bancas de jornais e revistas estão presentes nas ruas paulistanas desde o início do século passado. Mas, com o enfraquecimento do mercado editorial impresso e o período de baixo movimento causado pela pandemia de Covid-19, muitas das bancas de jornais tiveram que fechar as portas definitivamente.
Frente a este cenário, a Prefeitura de São Paulo trabalhou para conceber um novo projeto de ativação urbana, com o objetivo de aproveitar os endereços de bancas que não estão mais em funcionamento e implantar Pontos Comerciais de Rua, adaptados ao ritmo e às necessidades dos tempos atuais.
O projeto prevê a implantação de novas estruturas em substituição às bancas fechadas ou retiradas de seus locais originais, que agora contarão com pontos comerciais construídos com design modular inovador, materiais resistentes e duráveis e com a infraestrutura necessária para possibilitar variados tipos de comércio. O projeto propõe que os novos pontos comerciais sejam de quatro tamanhos diferentes, cada um deles suficiente para ser implantado em calçadas de larguras diversas, sem prejudicar a acessibilidade e a paisagem urbana.
Cada ponto comercial terá mobiliário urbano em seu entorno que oferecerá apoio ao cidadão e potencializará a atividade comercial. Serão bancos, lixeiras, paraciclos e bebedouros. Espera-se contribuir para a valorização do espaço público, ao gerar ganhos em segurança pública e micromobilidade.
O projeto também tem como premissa a inclusão social. Os novos pontos comerciais de rua deverão priorizar o emprego de micro e pequenos empreendedores, que poderão realizar cursos profissionalizantes sem custos.
Serão 242 novos pontos comerciais de rua, distribuídos por toda a cidade. Mais do que isso, serão 242 novos lugares de encontro, socialização e produção de renda para os paulistanos.
A parceria proposta consiste numa concessão a título oneroso, com outorga mínima de R$ 87 mil. O contrato será de 15 anos e prevê mais de R$ 11 milhões em investimentos e no máximo dois anos de implantação. O parceiro privado deverá cumprir os encargos definidos e poderá aferir receitas por meio da exploração comercial dos pontos comerciais de rua.
Clique aqui para acessar o edital.
Assista o vídeo.
Haverá uma audiência pública em 01 de fevereiro (10h) e as contribuições podem ser efetuadas até o dia 9 do mesmo mês. Após o período de consulta pública, as sugestões recebidas serão analisadas e incorporadas ao projeto para que posteriormente seja publicado o edital final para licitação.