Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia
Perguntas Frequentes
Nesta seção, podem ser consultadas perguntas e respostas mais frequentes relacionadas com o trabalho desenvolvido pelo órgão.
A Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia disponibiliza o acesso à base de dados dos Pedidos Respondidos, contendo todos os pedidos de acesso à informação e todas as respostas dadas pelos órgãos da administração pública direta e indireta, desde a implantação do Sistema e-SIC (Sistema Eletrônico de Informação ao Cidadão). Acesse a base de dados dos Pedidos Respondidos.
Inovação e Tecnologia
1 - O que a SMIT faz?
A Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (SMIT) tem por finalidade promover a melhoria, a inovação e o uso de tecnologia da informação e comunicação na organização e nos serviços prestados pela Administração Pública Municipal, bem como fomentar a inclusão digital e o acesso à informação e às tecnologias e executar atividades compatíveis e correlatas com a sua área de atuação.
Atualmente, a partir da reorganização trazida pelo Decreto Nº 59.336/2020, ela é composta pela Coordenadoria de Inclusão Digital (CID), Coordenadoria de Atendimento Presencial (CAP), Coordenadoria de Processos de Inovação e Mudança Organizacional (CPIN), Coordenadoria de Atendimento ao Cidadão e Modernização em Serviços Públicos (CASP), Coordenadoria de Gestão de Tecnologia da Informação e Comunicação (CGTIC), Coordenadoria de Programas de Inovação Pública (CPIP) e Coordenadoria de Adminstração e Finanças (CAF).
2 - Como posso acompanhar o trabalho da SMIT?
Você pode acompanhar e saber mais sobre os programas e políticas que sob a responsabilidade e coordenação da Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia nesse mesmo portal, na seção Serviços (na página inicial), nos itens Atendimento ao Cidadão, de Laboratórios de Inovação e nos Links Úteis, presentes no menu lateral esquerdo do portal.
03 - Quais São os Programas de SMIT?
Telecentro: programa desenvolvido pela Prefeitura de São Paulo com o objetivo de promover a inclusão digital e social na cidade;
SP156: principal programa de acesso aos serviços da Prefeitura de São Paulo. O munícipe pode entrar em contato através do Portal web, Aplicativo, Central telefônica156 e Chat: canal via WhatsApp pelo número 11 3230-5156.
Fab Lab: é uma rede de 14 laboratórios públicos de prototipagem rápida de objetos que proporcionam o acesso a ferramentas de fabricação digital aos seus usuários, como impressoras 3D, equipamentos de eletrônica e robótica, entre outros.
WiFi Livre: Criado com o objetivo de democratizar o acesso a internet para a população paulistana, principalmente em comunidades e áreas mais afastadas. O acesso é seguro, gratuito e disponível em parques, praças, CEU's, Telecentros, Descomplicas, Subprefeituras, bibliotecas, espaços culturais e muito mais.
Empreenda Fácil: programa que viabiliza abertura de empresas na cidade de São Paulo de forma rápida, segura e online. Atualmente, em até 19 horas o munícipe consegue oficializar seu empreendimento, como alteração de dados, baixa e licenciamento. Desde o dia 15 de junho de 2020 o processo de abertura de empresas migrou do sistema Registro e Licenciamento de Empresas (RLE) para o Novo Integrador Estadual (VRE) da Junta Comercial do Estado de SP (JUCESP).
Descomplica: oferece aos munícipes acesso a serviços públicos, informações e soluções de forma eficiente e simplificada, reforçando ainda mais o compromisso com a transparência, acessibilidade e qualidade dos serviços prestados pela prefeitura. Hoje, são 32 unidades espalhadas pelas subprefeituras e 01 24hs.
04 - O que é o Telecentro?
O programa consiste na instalação de espaços comunitários em diferentes regiões da cidade equipados com computadores, acesso à internet e serviços de capacitação digital.
05 - Quais cursos são oferecidos nos Telecentros?
Os cursos oferecidos nos Telecentros podem variar de acordo com cada localidade e período. No entanto, geralmente são oferecidos cursos básicos de informática, Programação Básica, Design Gráfico e Empreendedorismo Digital, entre outros.
06 - Onde encontro um Telecentro?
Em São Paulo, existem vários Telecentros espalhados pela cidade. Para encontrar um Telecentro específico em São Paulo, você pode acesar o site oficial da Prefeitura de São Paulo e no da Secretaria de Inovação e Tecnologia.
07 - Como solicitar um serviço na Central de Atendimento Telefônico do SP156?
1) O cidadão liga pelo telefone ou celular o número 156;
2) Será informado o número de protocolo da ligação;
3) Ao ser atendido, o operador pergunta qual serviço ou informação o cidadão necessita;
4) Para abrir uma solicitação, o cidadão informará os dados pessoais para o atendente. Lembrando que dependendo do serviço solicitado, o cidadão pode abrir uma solicitação anônima;
5) Ao finalizar, será informado o número do protocolo para acompanhamento do serviço solicitado;
6) O acompanhamento do protocolo pode ser feito pelos canais SP156.
08 - O que é a Carta de Serviços à(o) Cidadã(o) presente no Programa SP156 ?
A Carta de Serviços à(o) Cidadã(o) reúne um conjunto de informações oficiais, atualizadas e básicas sobre os serviços prestados pela Prefeitura de São Paulo.
Pelo Portal de Atendimento SP156 você pode encontrar as cartas de serviços clicando no serviço que deseja. A página será direcionada para as instruções de solicitação desse serviço.
Pela Central telefônica você tem acesso à carta de serviços ao solicitar qualquer informação ao atendente. Na Central também será possível tirar dúvidas a respeito de algum serviço, caso você precise.
09 - Como identificar um ponto do Programa WiFi Livre SP?
Estes podem ser identificados por meio da placa indicativa que possui o logo do Programa, com os dizeres "WiFi Livre SP". Além disso, ao tentar se conectar com o wi-fi, o munícipe se deparará com o nome da rede como ".WiFi Livre SP", o qual pode vir acompanhado pelo nome da empresa credenciada o qual o oferece.
10 - A internet é de qualidade?
O programa estabelece que cada usuário navegue a, no mínimo, 512kbps. Há exigências de estabilidade, qualidade e cobertura do sinal suficientes para acessar redes sociais, assistir a vídeos, fazer videochamadas, realizar cursos online e navegar rapidamente pela internet.
11 - Quais serviços a rede FAB LAB LIVRE SP oferece?
Nos laboratórios públicos de fabricação digital, são oferecidos:
• Cursos de curta duração (4 horas) e média duração (12 horas) de introdução à variadas técnicas: corte a laser, modelagem e impressão 3D, marcenaria, costura, programação, eletrônica, arduino e outros;
• Agendamento para orientação e realização de projetos: aqui é possível tirar sua ideia do papel e construir o que quiser utilizando os equipamentos de fabricação digital como impressora 3D, máquina de corte à laser, marcenaria, robótica, eletrônica, programação, serigrafia, costura e outros;
• Agenda Livre: dias e horários da semana disponíveis para uso dos maquinários, sem necessidade de agendamento prévio;
• Eventos: sazonalmente são realizados eventos relacionados às temáticas de tecnologia e fabricação digital, como SP Maker Week (SPMW), Arduino Day, Scratch Day, dentre outros.
11 – Como se inscrever nas oficinas gratuitas oferecidas pela rede FAB LAB LIVRE SP?
As inscrições para as oficinas com introdução às técnicas de fabricação digital oferecidas pela rede podem ser realizadas presencialmente com ajuda da equipe técnica em qualquer unidade da rede. Consulte os endereços e horário de funcionamento aqui.
Ou de forma virtual através do site do FAB LAB LIVRE SP, sendo necessário que o usuário se cadastre previamente para inscrição do curso no portal.
12. Quero criar uma empresa no Empreenda Fácil do tipo auxiliar e não estou conseguindo. O que devo fazer?
Empresas constituídas como tipo de unidade auxiliar, devem ser obrigatoriamente estabelecidas. Ou seja, deve-se informar no momento da viabilidade que a empresa terá estabelecimento. O não atendimento deste critério impede o usuário de continuar com o seu processo no sistema VRE|REDESIM.
13 - Para exercer a atividade econômica da empresa em minha residência ou no endereço do contratante, sendo o endereço informado para abertura da empresa apenas o domicílio fiscal. Como devo realizar o preenchimento da viabilidade?
Nesse caso, empresas sem estabelecimento devem ser obrigatoriamente do tipo “produtiva” e “não podem exercer quaisquer atividades auxiliares”. Durante o preenchimento da viabilidade, fique atento: empresas sem estabelecimento também não podem ter atividades exercidas no local e devem se encaixar ao menos em uma das formas de atuação disponíveis, com exceção de “estabelecimento fixo”.
Confira essas e outras perguntas mais frequentes dos Programas de SMIT: