Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência
Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência marca presença na Reatech 2024
A Reatech – Feira Internacional de Tecnologias em Reabilitação, Inclusão e Acessibilidade – consolidou-se como um dos maiores eventos no Brasil voltados para a inclusão de pessoas com deficiência. Realizada anualmente, o evento reúne em um único espaço soluções tecnológicas, debates, palestras e exposições que têm como objetivo promover a acessibilidade e destacar a importância da inclusão social. O evento acontece até sábado, 23 de novembro, das 10h às 19h, no São Paulo Expo, localizado na Rodovia dos Imigrantes, km 1,5 – Vila Água Funda, São Paulo – SP e conta com a participação do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência e da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência.
O Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (CMPD), órgão de representação das pessoas com deficiência perante a Prefeitura de São Paulo, também marca presença no local com um estande ao lado da SMPED, com toda a sua equipe administrativa — composta por advogado e assistente social — e conselheiros, que prestarão orientações sobre serviços públicos municipais e realizarão o cadastro de munícipes com deficiência.
Além disso, por parte da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência o público pode tirar dúvidas, obter informações e acessar serviços voltados para as pessoas com deficiência da capital e ainda, realizar gratuitamente, a manutenção e reparos em cadeiras de rodas, próteses, órteses e meios auxiliares de locomoção, como muletas, bengalas e andadores, por meio da van da Paraoficina Móvel. Para realização do atendimento é necessário ser residente da cidade de São Paulo, ter o equipamento compatível com a rede SUS, além de apresentar um documento com foto e o Cartão Nacional de Saúde (SUS).
Para a presidente do CMPD, Pamella Scafura, a feira é de extrema importância para o segmento. “ A Reatech é como se fosse a nossa casa, aqui conseguimos ter acesso e visualizar as tecnologias assistivas, acessibilidade, o nosso mundo, o nosso local, onde somos vistos como igual. Não tem barreiras arquitetônicas, não tem nenhum tipo de barreira que possa impedir”, destacou.
Ainda avalia que feiras como essa possibilita um maior e melhor acesso para as pessoas com deficiência, que residem na cidade de São Paulo: “Trazemos a sociedade civil junto ao Conselho, por que trabalhamos e lutamos pelos direitos da pessoa com deficiência, é muito importante a participação do Conselho, dentro deste espaço, até para a sociedade saber que existe um órgão que vai defender esses direitos”, finalizou Pamella.
Sobre a REATECH
Com dezenas de expositores nacionais e internacionais, a Reatech apresenta inovações em equipamentos de mobilidade, softwares assistivos, próteses e recursos voltados para a autonomia e qualidade de vida das pessoas com deficiência. Além disso, oferece espaços interativos e oficinas que permitem ao público conhecer e experimentar as tecnologias disponíveis.
A programação da feira também inclui palestras com especialistas, que discutem temas como mercado de trabalho, políticas públicas, direitos das pessoas com deficiência e educação inclusiva. A troca de experiências entre visitantes, profissionais e empresas é outro destaque, fomentando a conscientização e a formação de redes de apoio.
A Reatech vai além do aspecto comercial, atuando como uma plataforma de transformação social. Por meio do evento, empresas são incentivadas a adotar práticas inclusivas, enquanto visitantes têm acesso a informações e produtos que podem transformar suas rotinas.
Com entrada gratuita, a feira atrai anualmente milhares de pessoas, entre profissionais da área, representantes de ONGs, familiares e pessoas com deficiência. A edição mais recente, realizada em São Paulo, reforçou o compromisso do evento com a promoção da diversidade, destacando como a tecnologia pode ser uma aliada poderosa para a inclusão e a cidadania.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk