Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência

Primeira plenária oficial do ano presta contas orçamentárias

Tanto Secretaria quanto CMPD levaram ao público suas prestações de contas

Sábado, 07, houve na Câmara Municipal de São Paulo a primeira plenária mensal no calendário oficial de 2015 do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência.
Estavam presentes conselheiros e representantes da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência, familiares e pessoas com deficiência que ouviram e participaram da audiência.

Num primeiro momento a plenária foi convidada pelo presidente do conselho, Gilberto Frachetta, a manifestar suas opiniões sobre o I Passeio Inclusivo nas Ciclovias de São Paulo. Entre os questionamentos levantados pelos participantes, a preocupação com a acessibilidade dos trechos e também das calçadas. O próprio presidente respondeu:
“A ciclovia é apenas mais uma opção de mobilidade para as pessoas em cadeiras de rodas, como uma opção a mais para deslocamentos. Reitero e reforço que nenhuma ciclovia vai anular o direito às calçadas acessíveis que são o lugar das pessoas com deficiência e a luta do CMPD”.

Após a palavra livre e os informes do Conselho, foi a vez de Otácilio Fernandes, chefe de gabinete da SMPED, prestar contas dos gastos orçamentários despendidos pelo CMPD e pagos pela Secretaria.

Em seguida, mas ainda no seguimento prestação de contas, foi a vez dos grupos de trabalho, um a um, demonstrarem à plenária quais foram os avanços em cada política abordada, entre elas saúde, educação e habitação.

Ao fim do evento, mais uma vez, integrantes da comissão organizadora para a Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência convidaram os presentes a comparecer, às quartas-feiras, à reunião que pauta quais serão as diretrizes levadas pelo CMPD para o encontro.

Veja as fotos da Plenária: goo.gl/ONyItm