Secretaria Municipal da Saúde

Vacina Adsorvida Difteria, Tétano, Pertussis (acelular e adulto) dTpa

Prevenção: Difteria, Tétano e Pertussis.

Indicação: Indicada para gestantes a partir da vigésima semana (20ª) de gestação, profissionais de saúde e parteiras.

Nota – A aplicação da vacina dTpa (difteria, tétano e pertussis acelular) em gestantes estimula a produção de anticorpos maternos contra a coqueluche que passam pela placenta e protegem diretamente a criança durante os primeiros meses de vida, além de proteger indiretamente pela diminuição do risco de infecção da mãe.

Nota – A vacina dTpa deve ser administrada a cada gestação considerando que os anticorpos têm curta duração, portanto, a vacinação durante uma gravidez não manterá alto nível de anticorpos protetores em gestações subsequentes.

Nota – Não foram relatados eventos adversos para o feto em decorrência da aplicação dos toxoides diftérico e tetânico e componente pertussis acelular na gestação.

Nota – É importante vacinar o mais precocemente possível no período de gestação, pelo risco de intercorrências, a exemplo do parto prematuro. Profissionais de saúde e parteiras tradicionais.

Contraindicação: Seguir as recomendações em relação às contraindicações gerais das vacinas.

Esquema vacinal: Para gestantes – O esquema recomendado da vacina dTpa é uma dose a cada gestação, independentemente do número de doses prévias de dT ou se a mulher recebeu dTpa em outra(s) gestação(ções).

Via de aplicação: intramuscular

Cuidados antes, durante a após a vacinação:

 

  • Não são necessários cuidados especiais antes da vacinação. ​

  • Em caso de febre, deve-se adiar a vacinação até que ocorra a melhora.​

  • Compressas frias aliviam a reação no local da aplicação.

Eventos adversos mais comuns:  Pode ocorrer reações locais (dor, edema, vermelhidão), fadiga, mal estar, febre, dor de cabeça, náuseas e vômitos, diarreia etc.​ Manifestações alérgicas são muito raras.​ Efeitos mais intensos ou quaisquer outras alterações, deverão ser avaliados por profissional de saúde capacitado, para a investigação e tratamento adequados.

Todos os eventos deverão ser notificados pelos serviços de saúde (notificação ESAVI)

Disponível em: