Secretaria Executiva de Projetos Estratégicos
Prefeitura entrega Centro de Acolhida para famílias em situação de rua em Guaianases, na Zona Leste
O prefeito Ricardo Nunes inaugurou, na manhã desta sexta-feira (05), em Guaianases, na Zona Leste da capital, o Centro de Acolhida Especial (CAE) para Famílias Elgito Boaventura. Com capacidade para receber até 90 pessoas em situação de rua, a depender da composição familiar, o equipamento funcionará em um prédio que sediava a antiga Fundação Casa.
“Esse é 17º Centro de Acolhida que eu entrego. Ainda hoje eu vou entregar duas Vilas Reencontro, a nona e, em seguida, a décima. Só hoje, com essas três entregas, nós chegamos a cerca de 600 novas vagas para pessoas em situação de rua”, destacou o prefeito apontando que a rede socioassistencial conta com 26 mil vagas de acolhimento.
O espaço que abriga o Centro de Acolhida tem 14 quartos, sendo um deles adaptado para hospedar pessoas com deficiência (PCDs). Além dos dormitórios, o local tem espaços de convívio, como refeitório, quadra poliesportiva, horta, salas para atividades socioeducativas, lavanderia, brinquedoteca e playground.
Um dos primeiros acolhidos, o desempregado Alex dos Santos Souza, 34 anos, conta que ficará no novo equipamento da Prefeitura de São Paulo com a esposa e seus três filhos. “Esse lugar é ótimo. Está tudo funcionando perfeitamente e ainda tem um espaço para que as crianças possam brincar”, apontou.
A utilização do prédio é resultado de uma parceria firmada entre a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) e a Secretaria Estadual de Justiça e Cidadania em 2022, em que foram cedidos seis edifícios que sediaram a Fundação Casa em vários bairros da cidade. As construções foram transformadas pela administração municipal em serviços de acolhimento. Ao todo, já foram reformados cinco prédios e o sexto está em fase de finalização das obras.
Confira a notícia completa aqui.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk