Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social
Jovens e Adultos
A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) possui 57 equipamentos voltados para a capacitação profissional e o desenvolvimento de habilidades de jovens e adultos. As formas de acesso se dão pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).
Serviços da Proteção Social Básica
Centro de Desenvolvimento Social e Produtivo para Adolescentes, Jovens e Adultos (CEDESP)
O CEDESP tem o objetivo de ofertar proteção social adolescentes, jovens e adultos em situação de vulnerabilidade social, por meio do Convívio, Mundo do Trabalho e Formação Inicial e Continuada. O serviço realiza o desenvolvimento de atividades com adolescentes, jovens e adultos, com idade de 15 a 59 anos. É um espaço de referência para o desenvolvimento de ações socioeducativas para jovens e adultos. Visa ofertar proteção social para usuários em situação de vulnerabilidade e risco social por meio do fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, assegurando espaços de referência para o convívio grupal, comunitário e social, oportunizando o desenvolvimento de relações de afetividade, solidariedade e respeito mútuo. Propicia o desenvolvimento da autonomia, do protagonismo social e da formação cidadã e ainda contribui para o reconhecimento do trabalho e da formação profissional como um direito de cidadania.
O percurso formativo é organizado por semestre em três módulos que juntos devem perfazer um total de 440 horas para o período diurno e 330 horas para o período noturno.
São eles:
• Módulo I - Convívio, com oferta mínima de 120 horas para o período diurno e 80 horas para o período noturno,
• Módulo II - Mundo do Trabalho
• Módulo III: Formação Inicial e Continuada - FIC
- Público-alvo
Adolescentes, jovens e adultos, com idade a partir de 15 a 59 anos, em situação de vulnerabilidade e risco social.
- Forma de acesso
Demanda encaminhada e validada pelo CRAS, respeitando a data de início do curso e aos pré-requisitos necessários para a participação nos cursos, tendo em vista a necessidade para o desenvolvimento das habilidades específicas.
O usuário deve atender aos pré-requisitos necessários para a participação nos cursos FIC, no que diz respeito aos conhecimentos básicos de comunicação e expressão e raciocínio lógico, minimamente.
A inclusão dos usuários deverá também respeitar a data de início das atividades do semestre e os casos excepcionais serão avaliados pelo gestor do CEDESP, em conjunto com o técnico supervisor do serviço, para a possibilidade de inclusão, desde que não haja prejuízo para o desenvolvimento do usuário e das atividades como um todo.
Restaurante Escola
O Restaurante Escola proporciona o desenvolvimento integral do jovem contribuindo para sua autonomia e inclusão social, por meio da capacitação na área de gastronomia, visando sua inserção no mundo do trabalho. Ele desenvolve habilidades em gastronomia para adolescentes e jovens de 17 a 21 anos, visando à formação profissional e assegurando a inserção no mundo do trabalho, bem como o desenvolvimento de atividades socioeducativas que propiciam o convívio social, crítico e criativo.
O serviço promove a ampliação do universo cultural e cognitivo e estimula a participação cidadã, contribuindo para autonomia e inclusão social além de estimular sua reinserção e permanência na rede oficial de ensino. Todo aprendizado acontece em um restaurante aberto para o público.
- Público-alvo
Adolescentes e jovens de 17 a 21 anos em situação de vulnerabilidade e risco social, com ensino médio completo ou em curso.
- Funcionamento
De segunda a sexta- feira, das 8h às 17h, por meio de cursos semestrais.
- Formas de acesso
Demanda encaminhada e validada pelo CRAS de abrangência, respeitando a data de início do curso.
Serviços da Proteção Social Especial
República para jovens
A República para Jovens é um serviço que busca acolher e fortalecer os usuários visando à inclusão social, a conquista da autonomia e o exercício de sua cidadania. O serviço é uma unidade de acolhida com característica residencial, desenvolvida em sistema de cogestão, destinada a atender jovens de 18 a 21 anos, possibilitando gradual autonomia e independência de seus moradores.
As Repúblicas para Jovens contam com supervisão técnico-profissional para a gestão coletiva da moradia e apoio na construção de regras de convívio, definição da forma de participação nas atividades domésticas cotidianas e gerenciamento de despesas. Os usuários podem ser encaminhados a outros serviços, programas e benefícios da rede socioassistencial e das demais políticas públicas.
- Público-alvo
Jovens com idade acima de 18 anos até 21 anos, em situação de vulnerabilidade social,com vínculos familiares rompidos ou extremamente fragilizados e sem condições de moradia.
- Forma de acesso
Encaminhamentos pelos CREAS, Centros POP e excepcionalmente pelo Poder Judiciário
- Funcionamento
Ininterrupto, 24 horas diárias.
Legislação
Acesse para ver as legislações vigentes dos serviços da Coordenação de Proteção Social Básica
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk