Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa
Pesquisa de sepultamentos nos registros dos cemitérios da cidade de São Paulo
O QUE É?
É a solicitação para informar a partir dos registros custodiados pelo Arquivo Histórico Municipal (AHM) a localização de informações acerca dos sepultamentos realizados em cemitérios públicos do município de São Paulo.
O Arquivo Histórico Municipal realiza pesquisas nos Livros de Registro de Sepultamentos ocorridos nos cemitérios da cidade de São Paulo, para atendimento de demandas dos interessados em informações sobre o assunto.
Por apresentar fragilidade no manuseio, o acesso aos documentos originais é vedado, cabendo ao AHM proceder a consulta e se responsabilizar pela lisura e presteza das informações.
O acervo de registros dos cemitérios abaixo, nas datas limites apontadas:
- Araçá - 04/07/1897 a 13/04/1960. Os livros de 1950 a 1960 encontram-se em restauro;
- Brás (Quarta Parada) – 06/01/1893 a 04/02/1941;
- Colônia Alemã – 06/09/1910 a 31/12/1970;
- Consolação – 15/08/1858 a 10/09/1960;
- Freguesia do Ó – 01/01/1901 a 08/11/1928;
- Lageado – 12/10/1904 a 31/12/1924;
- Lapa – 01/11/1918 a 17/04/1929;
- Ordem Terceira do Carmo – 03/01/1906 a 21/05/1968;
- Penha – 10/04/1896 a 24/01/1929;
- Santana – 08/04/1897 a 27/12/1928;
- Santo Amaro – 03/11/1890 a 19/01/1949;
- São Miguel – 10/03/1901 a 16/04/1977;
- São Paulo – 16/01/1926 a 17/10/1929;
- Vila Mariana – 17/11/1904 a 13/12/1927.
Os livros além dos períodos acima apontados se encontram nas respectivas unidades cemiteriais. Assim quaisquer informações devem ser encaminhadas ao próprio cemitério.
QUANDO SOLICITAR?
Quando desejar levantar informações de caráter legal probatório sobre óbitos de antepassados para embasar desde pedidos de dupla cidadania, prova para fundamentar abertura de processo junto ao Serviço Funerário Municipal a fim de reaver posse de terreno perpétuo ou, ainda, para realizar pesquisa acadêmica ou estudos genealógicos.
QUEM PODE AGENDAR?
Qualquer cidadão, residente ou não na cidade de São Paulo.
PRAZO MÁXIMO
O atendimento se dará em até 20 dias úteis.
TAXAS OU PREÇO PÚBLICO
Gratuito.
COMO SOLICITAR?
Formulário Eletrônico (clique aqui para acessar).
Informações necessárias para solicitação:
- Nome completo do solicitante;
- Telefone para contato com DDD (para contato em caso de dúvidas);
- E-mail.
Para efetuar a pesquisa, são necessários os seguintes dados:
- Nome completo do falecido(a) e possíveis variações;
- Cemitério onde foi realizado o sepultamento;
- Caso saiba, informar a data exata do falecimento, desde que tenha ocorrido entre 1858 e 1977, datas limites do acervo custodiado;
- Caso não saiba a data exata do falecimento, indique o ano ou o período com intervalo de, no máximo, 3 anos para mais ou menos.
- Cada solicitação de pesquisa pode contemplar o intervalo de 3 anos.
IMPORTANTE: Caso não seja localizada a informação ou obtenha uma resposta negativa, podem ser solicitadas novas pesquisas.
OBSERVAÇÕES
- Pesquisas anteriores a 1858 deverão ser solicitadas no Arquivo da Cúria Metropolitana e, as posteriores aos períodos informados acima, nos próprios cemitérios;
- Após localizar a informação, caso necessário, o interessado pode solicitar no e-mail consultacemiterios.ahm@prefeitura.sp.gov.br a emissão de Certidão de Inteiro Teor do Termo de Sepultamento. Para esse serviço, conforme o Decreto nº 63.076/2023 (link direciona para portal externo), é cobrado o valor de R$ 40,00;
- Em caso de dúvidas escreva para consultacemiterios.ahm@prefeitura.sp.gov.br.
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