Secretaria Municipal da Fazenda

menu Menu do Site

Diretrizes sobre CDI - Ofício Planejamento Estratégico do CDI

Diretrizes JOF

Prezados Senhores,

O ciclo de elaboração e renovação do Planejamento Estratégico inicia-se com o envio de ofício às entidades** que celebram o Compromisso de Desempenho Institucional (CDI), instrumento de governança, com a Administração Indireta, em cumprimento aos requisitos estabelecidos pelo artigo 23, §1°, II da Lei Federal n° 13.303/16 e pelo artigo 26 §§ 1º e 2º do Decreto Municipal n° 58.093/2018.

O Planejamento Estratégico tem vigência de 5 anos (atual vigorará entre 2022 e 2026) e será composto pelos seguintes itens mínimos: 

  • Missão, Visão e Valores da entidade 

  • Avaliação do setor externo 

  • Análise SWOT 

  • Objetivos e Diretrizes Estratégicos

Sugerimos que, se possível, seja organizado um Grupo de Trabalho interno à entidade para melhor direcionamento e debate das atividades e que, previamente à elaboração do novo Planejamento, seja realizada uma avaliação dos resultados do Planejamento Estratégico anterior. 

Importante também a elaboração de cronograma com as ações a serem empreendidas pela entidade a fim de cumprir o prazo de envio final do planejamento estratégico para este Comitê. 

Ressaltamos que, durante o processo, o DECAP realizará reuniões técnicas com cada uma das entidades para que seja apresentada uma prévia do Planejamento Estratégico elaborado. No entanto, a equipe do Departamento está permanentemente à disposição para sanar eventuais dúvidas que possam surgir no processo.  

Reforçamos que, por força de determinação legal e estatutária, é dever da Diretoria apresentar o Planejamento Estratégico ao seu Conselho de Administração, o qual, por sua vez, responsabiliza-se por sua aprovação e orientação geral dos negócios da companhia. Portanto, os órgãos da administração devem estar diretamente envolvidos na elaboração do Planejamento Estratégico da entidade.  

Certos que podemos contar com a costumeira atenção, reiteramos os votos de estima e consideração. 

** As entidades são: ADESAMPA, CET, COHAB, FUNDAÇÃO THEATRO, PRODAM, SPCINE, SPDA, SPNEGÓCIOS, SPOBRAS, SPPARCERIAS, SPREGULA, SPTRANS, SPTURIS e SPURBANISMO.