Secretaria Municipal da Fazenda
Manual do Conselheiro Fiscal já está disponível no site da Secretaria de Finanças
Parceria entre a Secretaria de Finanças e a CGM, manual regulamenta procedimentos dos conselheiros fiscais nas empresas municipais autarquias e fundações da Administração Indireta
O Manual do Conselheiro Fiscal, novo instrumento que regulamenta as rotinas a serem observadas pelos Conselhos Fiscais das empresas, autarquias e fundações municipais, já está disponível no portal da Secretaria Municipal de Finanças e Desenvolvimento Econômico. Para acessá-lo, basta clicar aqui.
Estabelecido pela Instrução Normativa Intersecretarial SF/CGM nº 05, publicada em 25 de abril de 2014, o manual é uma parceria entre a Secretaria de Finanças e a Controladoria Geral do Município.
Nele são listadas as boas práticas a serem seguidas pelos Conselhos Fiscais das entidades municipais, contribuindo para a qualificação técnica dos trabalhos empreendidos, melhor governança e, consequentemente, melhor prestação de contas das ações executadas pelas entidades da administração indireta.
Por fomentar a transparência, a iniciativa já recebeu elogios do Tribunal de Contas do Município de São Paulo.
Na primeira parte da publicação, são oferecidas noções básicas sobre o funcionamento e instituição do Conselho Fiscal nas empresas, as principais atribuições, responsabilidades e impedimentos dos conselheiros.
Na segunda parte, é apresentado um guia para a atuação dos conselheiros no seu dia a dia. Na terceira e última parte, são oferecidos alguns modelos de documentos que devem ser utilizados pelos conselheiros na sua atividade, de maneira a simplificar procedimentos e uniformizar práticas.
Os procedimentos regulamentados no Manual são obrigatórios a todos os Conselheiros Fiscais indicados pela Secretaria de Finanças e Desenvolvimento Econômico e pela Controladoria.
O trabalho de pesquisa, redação e proposição técnica do manual foi coordenado e executado pelo Departamento de Defesa dos Capitais e Haveres (DECAP), da Subsecretaria do Tesouro Municipal, que é responsável pelo acompanhamento da atuação dos Conselheiros Fiscais das autarquias, fundações públicas e empresas municipais.
Essencial à governança de entidades, públicas ou privadas, o Conselho Fiscal é instituição que dá aos acionistas e à sociedade em geral a possibilidade de fiscalizar a ação dos administradores, em relação aos procedimentos e resultados alcançados.
A inspiração para a criação deste manual foi o Manual do Conselheiro Fiscal da Secretaria do Tesouro Nacional e o Manual do Conselheiro, editado pelo Governo do Estado de São Paulo, com adaptações ao contexto do Município.
collections
Galeria de imagens
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk