Secretaria Municipal da Fazenda
Prefeitura ganha prêmio internacional por financiamento a ônibus elétricos
Prêmio foi entregue durante o 12º Fórum Urbano Mundial, no Cairo
A Prefeitura de São Paulo recebeu o Prêmio de Inovação em Financiamento Climático Urbano 2024, do Fundo Global para o Desenvolvimento das Cidades (FMDV), por seu modelo de subvenção à eletrificação da frota de ônibus municipal. A honraria foi entregue nesta terça-feira (5/11) no Cairo, capital do Egito, durante o 12° Fórum Urbano Mundial, organizado pela ONU Habitat (Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos). O objetivo do prêmio é identificar, conectar e promover internacionalmente inovações financeiras que auxiliem na transição sustentável e resiliente de cidades e regiões, com ênfase específica no financiamento do enfrentamento a mudanças climáticas.
Com o compromisso de reduzir em 50% as emissões de gás carbônico do transporte público municipal até 2028, a Prefeitura de São Paulo desenhou um modelo de subvenção para garantir a substituição da frota atual de ônibus movidos à diesel por veículos elétricos, que custam de três a cinco vezes mais do que os modelos antigos. O município buscou parcerias e financiamento de instituições nacionais e internacionais, garantindo recursos para o programa – atualmente, apesar dos desafios estruturais para a compra e operação dos veículos elétricos, a frota paulistana já é a maior do país, com mais de 400 veículos.
O Prêmio de Inovação em Financiamento Climático Urbano 2024 avaliou 66 ações promovidas em 47 países de cinco continentes diferentes. Os outros finalistas da categoria Governos Locais e Regionais, vencida pela cidade de São Paulo, foram as cidades de Casablanca, no Marrocos, e Puerto Esperanza, na Argentina. A avaliação final do prêmio foi conduzida por um painel de jurados que levou em conta fatores como impactos transformadores da iniciativa; modelo financeiro sustentável e resiliente; e estrutura adequada para serem potencialmente ampliadas ou replicadas em outras localidades.
A Prefeitura de São Paulo foi representada no Cairo pelo chefe da Assessoria Econômica da Secretaria Municipal da Fazenda, Vinicius Pedron Macário, e pela assessora Monica Miyuki Obara. Macário destacou a importância do envolvimento de diversos setores nas iniciativas de enfrentamento às mudanças climáticas. “As cidades não podem responder sozinhas aos desafios climáticos: é necessário um esforço conjunto e a colaboração em vários níveis é essencial. O Prêmio de Inovação em Financiamento Climático Urbano reflete essa necessidade de reunir toda a cadeia de financiamento e todos os seus atores, pois sem eles não será possível alcançar os objetivos das agendas climáticas internacionais e nacionais.”
Compromisso - O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, falou sobre o compromisso da administração com o enfrentamento às mudanças climáticas em 2023, durante a entrega de 50 novos ônibus elétricos à frota municipal. “Existem vários aspectos da responsabilidade da cidade com as questões climáticas e uma delas é a diminuição dos gases de efeito estufa. A cidade de São Paulo vai se posicionando e dando exemplo para o Brasil e para o mundo do que é necessário fazer para que possamos ter aquilo, que é um compromisso.”
O secretário municipal da Fazenda de São Paulo, Luis Felipe Vidal Arellano, celebrou o prêmio recebido pela Prefeitura no Fórum Urbano Mundial e destacou como o modelo de financiamento adotado pela Prefeitura já é um exemplo a ser seguido. “O projeto de renovação da frota de ônibus paulistana é um dos maiores projetos de eletrificação do mundo e está se tornando referência para outros países”.
A avaliação sobre o pioneirismo do modelo de financiamento da eletrificação da frota de ônibus paulistana foi compartilhada por Carlos de Freitas, diretor executivo do Fundo Global para o Desenvolvimento das Cidades. “A iniciativa de compartilhamento de riscos e alinhamento financeiro setorial da Prefeitura de São Paulo para a aquisição de ônibus elétricos demonstra que é possível alcançar e realizar um impacto urbano transformador. Nos comprometemos a apoiar a ampliação e a replicabilidade dessa iniciativa, honrando sua ambição inovadora e audaciosa.”
Essa foi a 1ª edição do Prêmio de Inovação em Financiamento Climático Urbano, organizado pelo Fórum Urbano Mundial e apoiado pelo Ministério da Transição Ecológica e Coesão Territorial da França (MTECT), pela Agência Francesa para a Transição Ecológica e Gestão de Energia (ADEME) e pela organização Cidades e Governos Locais Unidos (UCLG), com o apoio da Comissão Europeia.