Secretaria Municipal de Gestão

Rede SOMOS

Conheça mais sobre o programa

O Núcleo de Orientação e Proteção em Saúde Mental dos Servidores - REDE SOMOS, regulamentado pela portaria nº 56/SEGES/2023, tem como objetivo implantar políticas, programas e projetos voltados às ações educativas, preventivas e de promoção à saúde mental do servidor público municipal.

A iniciativa é fruto do levantamento de dados epidemiológicos realizados pela Coordenadoria de Gestão de Saúde do Servidor (COGESS), em que se identificou que 25% dos eventos de licenças médicas concedidas em 2022 foram por motivo de transtornos mentais e comportamentais. Esta quantidade representou 43% do número total de dias de afastamento. Dada a magnitude do problema surgiram propostas da alta administração, das unidades de recursos humanos, gestores e entidades representativas de classe, que culminaram na criação do programa pela Secretaria Municipal de Gestão.

Clique aqui e confira o material sobre a Rede SOMOS.

Quando questões de saúde mental são negligenciadas, estigmatizadas ou não recebem o devido suporte e recursos, pode haver um impacto negativo na qualidade de vida das pessoas, com sobrecarga nos sistemas de saúde. A falta de compreensão sobre questões de saúde mental pode resultar em discriminação e exclusão social para aqueles que sofrem.

A Rede SOMOS é composta pela equipe multiprofissional da Coordenação de Promoção à Saúde da COGESS e pelos interlocutores, que são servidores designados pelas unidades de RH das Secretarias e Subprefeituras.

Desde a criação da REDE SOMOS, no segundo semestre de 2023, foram formados 253 interlocutores aptos a atuarem. As atribuições dos interlocutores vão desde o acolhimento e a escuta dos servidores, passando pela mediação de conflitos entre os envolvidos (chefia, servidores, unidades de RH), até a realização de ações de promoção à saúde mental nas unidades, mantendo sempre a interlocução com as chefias e com a COGESS.

A COGESS oferece regularmente curso de formação para novos interlocutores. Verifique com sua URH a possibilidade de participação.

Acesse a lista de interlocutores da Rede SOMOS

Dentre as possibilidades de atuação da Rede SOMOS estão: 

  • Apoio às unidades para acompanhamento e articulação de cuidado aos servidores com demandas de saúde mental, através de reuniões, discussão de caso e mediação com equipe da Coordenação de Perícias Médicas; 

  • Apoio nas articulações com serviços da rede de saúde, assistência social e direitos humanos; 

  • Apoio às unidades na realização de ações de promoção à saúde mental e qualidade de vida no trabalho;  

  • Participação em palestras, mesas de debates e outros eventos relacionados à saúde mental;  

  • Capacitação de pontos focais (interlocutores) nas diversas unidades de recursos humanos da PMSP, para sensibilização às questões relacionadas à saúde mental dos servidores; 

  • Acompanhamento periódico dos interlocutores através de reuniões online temáticas e encontros presenciais visando instrumentalizá-los para a escuta qualificada e identificação de necessidades individuais e coletivas nos ambientes de trabalho; 

  • Fomento à interlocução entre chefias, unidades de Recursos Humanos e COGESS/SEGES; 

  • Habilitação de gestores em temas de saúde mental; 

  • Estabelecimento de parcerias com Universidades para atendimento de casos indicados pela COGESS, focando nos casos de menor complexidade (intervenções em fases mais precoces da evolução das doenças). 

A sustentabilidade deste projeto requer sua capilarização e replicabilidade nas diversas secretarias do município, estimulando uma cultura organizacional e social que valorizem e promovam ativamente a saúde mental, na transformação de mentalidades e práticas.