Secretaria Municipal de Habitação
O Programa Mananciais entrega no final deste ano em sua totalidade as obras de urbanização do Jardim Ângela
A obra de urbanização do Jardim Ângela beneficia mais de 600 famílias e faz parte da Bacia da Guarapiranga, sub-bacia do córrego Guavirituba e está jurisdicionado à Subprefeitura do M’Boi Mirim. A melhoria das condições de infraestrutura tem impacto significativo na qualidade de vida das pessoas que moram na região.
As intervenções realizadas até o momento incluem: 2,68 km de rede de esgoto, 317 metros de canalização de córrego, 252 metros quadrados de contenção de área de risco, que visa a criação de ambientes mais seguros e resilientes, garantindo a proteção e o bem-estar das comunidades, 1,78 km quadrados de pavimentação, além de áreas de esporte e lazer.
A urbanização foi iniciada em julho de 2022 e será entregue em dezembro deste ano. O perímetro de urbanização envolve áreas de risco geológico classificadas como R2 e R3. Para que essa ação acontecesse, já foram reassentadas, até o momento, 231 famílias, sendo 157 em auxílio aluguel e 74 indenizadas.
Até o momento foram investidos 39 milhões nesta ação.
Sobre o Programa Mananciais
As bacias hidrográficas Guarapiranga e Billings, ambas localizadas na Zona Sul, fazem parte do campo de atuação do Programa Mananciais, que tem por objetivo contribuir para a despoluição e proteção de ambas as áreas.
A iniciativa envolve ações de urbanização de assentamentos precários; regularização fundiária e atendimento habitacional (provisório e definitivo) de famílias reassentadas de áreas de risco ou em obras. A totalidade dos investimentos previstos até final de 2024 é de R$ 2,7 bilhões.
Na atual fase do Programa Mananciais (2021-2024) oito obras de urbanização foram concluídas e 28 estão em andamento. Foram entregues 1.452 unidades habitacionais e estão em andamento de 6,9 mil novas moradias.
Até final deste ano, espera-se beneficiar aproximadamente 31 mil famílias com as obras de urbanização e 8 mil famílias com unidades habitacionais, além da implantação de 1,88 milhão de metros quadrados de parques e áreas de lazer.
Durante a gestão 2021-2024, considerando o balanço do segundo semestre de 2023, 21 mil famílias foram beneficiadas. Ao longo da gestão 2017-2020, o programa beneficiou 8,8 mil famílias.