Secretaria Municipal da Saúde
Equipamentos e Serviços
Nesta seção, encontram-se os equipamentos da Atenção Especializada Ambulatorial disponíveis na rede de saúde especializada, que oferecem suporte para diagnósticos, tratamentos e procedimentos essenciais.
1 - Hospital Dia (HD)
O Hospital Dia é uma unidade de assistência intermediária que oferece atendimento ambulatorial especializado e internação de curta duração. Realiza consultas, procedimentos clínicos, diagnósticos e cirurgias eletivas de baixa e média complexidade, priorizando tratamentos menos invasivos e eficientes.
Seu escopo cirúrgico é ajustado à demanda regional, sendo monitorado pela Atenção Especializada Ambulatorial. Não substitui os hospitais convencionais, mas complementa a rede de saúde. O acesso se dá a partir da Rede de Atenção Básica (AB) pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS). São oferecidos diferentes tipos de exames diagnósticos: laboratoriais, de imagem, gráficos e endoscópicos; bem como consultas e acompanhamento assistencial com especialidades médicas e não médicas.
COMO ACESSAR
O agendamento para consultas médicas e exames diagnósticos nos Hospitais Dia é realizado através do atendimento na UBS prioritariamente na UBS, mediante solicitação prévia do médico. Todo agendamento é realizado via Agenda Regulada, através do registro no Sistema Integrado de Gestão da Assistência à Saúde do MSP (SIGA-Saúde/SP) e pelo Agenda Fácil para os pacientes em fila de espera.
- Horário de atendimento dos HD: funciona 12 ou 24 horas
- HD 12 horas: de segunda-feira a sábado
- HD 24 horas: de segunda-feira a domingo
2 - Ambulatórios de Especialidades (AE) e Atenção Médica Ambulatorial Especializada (AMA-E)
Os AE e AMA-E são unidades de saúde configuradas como policlínicas especializadas. São oferecidas consultas médicas especializadas e exames de apoio diagnóstico especializados em um mesmo local. Cada unidade possui uma grade de serviços específicos conforme as necessidades da região.
Alguns estabelecimentos realizam procedimentos cirúrgicos de baixa complexidade como biópsia de pele, cauterizações, exérese de pequenos nódulos e cistos, entre outros. Estes procedimentos não são realizados em ambiente cirúrgico, mas sim em sala de procedimentos ou em consultórios especializados.
COMO ACESSAR
O agendamento para consultas médicas e exames diagnósticos nos AE e AMA–E é realizado através do atendimento prioritariamente na UBS, mediante solicitação prévia do médico. Todo agendamento deve ser realizado através do SIGA-Saúde/SP, e pelo Agenda Fácil para os pacientes em fila de espera.
- Horário de atendimento dos AE Segunda a sexta-feira das 7h00 às 19h00 (exceto feriados)
- Horário de atendimento do AMA-E Segunda-feira a sábado das 7h00 às 19h00 (exceto feriados)
3 - Centro de Refrência da Dor Crônica (CR DOR)
É o local para assistência integral ao paciente com quadro recorrente de dor crônica, com o objetivo de melhorar sua qualidade de vida. Atende indivíduos acima de 13 anos com histórico de tratamento de dor crônica por mais de três meses, sem melhora ou refratários aos tratamentos preconizados e realizados pelas equipes multiprofissionais e/ou aos medicamentos que constam na REMUME.
ESPECIALIDADES OFERTADAS
- Fisiatria
- Acupuntura
- Reumatologia
- Neurologia ou Ortopedista
- Clínicos com especialização em dor crônica
- Fisioterapia
- Terapia Ocupacional
- Psicologia
- Assistência Social
COMO ACESSAR
O encaminhamento deverá ser realizado pela equipe multiprofissional, após discussão do caso e obedecendo aos critérios de acesso via regulação. O município conta com seis centros de dor, localizados nas CRS Leste, CRS Sudeste, CRS Norte, CRS Sul, CRS Oeste e CRS Centro.
- Horário de atendimento dos CR DOR Segunda a sexta-feira das 7h00 às 19h00 (exceto feriados)
AS PRINCIPAIS DOENÇAS PARA ENCAMINHAMENTO SÃO:
- Musculoesqueléticas: lombalgia, dorsalgia, cervicalgia, ombro doloroso e mialgias;
- Neurológicas: migrânea e cefaleia tensional;
- Reumatológicas: artralgias e fibromialgia;
- Dor neuropática: presença de lesão do sistema somatossensorial com DN4 > ou = 4 ou escala LANNS > ou = 12 (lombociatalgia, cervicobraquialgia, estenose do canal vertebral, dor complexa regional e dor pós herpética).
4 - Centro de Referência de Saúde Integral para a População de Travestis e Transexuais (CR-POP TT)
É um serviço especializado na atenção à saúde da população Transexual e Travesti, que compõem a Rede SAMPA Trans, com as seguintes especialidades: endocrinologia, ginecologia, hebiatria, psicologia, psiquiatria, urologia, nutrição, fonoaudiologia, equipe de enfermagem e serviço social. A Rede SAMPA Trans possui 45 serviços, dos quais 12 estão nos equipamentos da Atenção Especializada Ambulatorial.
AS ATIVIDADES REALIZADAS SÃO:
- Acompanhamento multidisciplinar para adolescentes a partir dos 13 anos com protocolos de hormonização a partir dos 16 anos;
- Suporte psicológico para familiares e adolescentes que estão passando por um processo de transição de gênero;
- Acolhimento em saúde mental através de grupos terapêuticos;
- Serviços de pré-natal;
- Possíveis complicações decorrentes do uso de silicone industrial;
- Acompanhamento especializado para pessoas intersexo;
- Atendimento para complicações cirúrgicas relacionadas à afirmação de gênero e para endocrinopatias afetadas pelo uso de hormônios.
- Horário de atendimento dos CR POP TT Segunda a sexta-feira das 9h00 às 21h00 (exceto feriados)
5 - Serviços de Referência de MAMA (SRM)
É um serviço que possui como objetivo melhorar e ampliar o acesso e a qualidade da atenção voltada ao diagnóstico das doenças mamárias. Existem 14 unidades de Serviços de Referência de Mama (SRM), no município de São Paulo, para o apoio da rede de Atenção Básica na avaliação diagnóstica e seguimento de lesões mamárias. Esses serviços estão disponibilizados nas seis Coordenadorias Regionais de Saúde (CRS) da cidade.
- Horário de atendimento dos SRM: Funcionam durante a semana com horários diferenciados por região, conforme a demanda local.
6 - Cuidados Continuados Integrados (CCI)
O serviço de Cuidados Continuados Integrados (CCI) é a prestação de cuidados intermediários a pacientes pós-alta hospitalar e funciona como retaguarda à Rede de Atenção à Saúde no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). É o conjunto de intervenções decorrentes de avaliação multidisciplinar, centrado na recuperação global, caracterizado como processo terapêutico ativo e contínuo, que visa promover a autonomia melhorando a funcionalidade da pessoa por meio de sua reabilitação. Os atendimentos são realizados de forma individualizada, com objetivos terapêuticos traçados para a alta em até 90 dias. Esse serviço está disponibilizado na Coordenadoria Regional de Saúde Leste (CRS) da cidade.
ESPECIALIDADES OFERTADAS
- Ortopedia
- Fisiatria
- Acupuntura
- Anestesiologista
- Fisioterapia
- Enfermagem
- Farmacêutica
- Psicologia
- Serviço Social
- Exames de Ultrassonografia e Radiografia
- Horário de atendimento do CCI Segunda-feira a sábado das 7h00 às 19h00 (exceto feriados)
7 - Centro de Exames da Mulher (CEM)
O Centro de Exames da Mulher (CEM) vem para complementar a oferta de exames diagnósticos, voltados à prevenção de doenças, disponibilizados de modo agrupado, onde todos os exames solicitados pelo médico ou enfermeira da Unidade Básica de Saúde (UBS) poderão ser realizados em um mesmo local e no mesmo dia.
Serão atendidas mulheres do município de São Paulo, residentes na área de abrangência determinada pelas Coordenadorias Regionais de Saúde, que tenham necessidade de realizar 3 (três) ou mais exames solicitados (mamografia, densitometria óssea, ultrassonografia mamária, ultrassonografia de abdômen total, ultrassonografia de abdômen total e transvaginal com preparo intestinal, ultrassonografia transvaginal, ultrassonografia de rins e vias urinárias, ultrassonografia da tireoide, ultrassonografia doppler vascular, ultrassonografia geral, colposcopia com biópsia e anátomo patológico se necessário, vulvoscopia com biópsia e anátomo patológico se necessário, estudo urodinâmico completo). Mulheres com alta vulnerabilidade, mulheres com necessidades especiais e/ou participantes do território inclusivo e homens trans poderão ser também atendidos nestes serviços com qualquer número de exames solicitados.
- Horário de atendimento do CEM Segunda-feira a sábado das 7h00 às 19h00 (exceto feriados)
8 - Polos de Curativos
São serviços especializados no tratamento de lesões de maior complexidade e contam com profissionais da enfermagem especialistas em estomaterapia e/ou dermatologia. Os polos dispõem de materiais com tecnologia de alta geração que aceleram o processo de cicatrização e regeneração da pele.
O serviço tem como objetivo o atendimento humanizado e de qualidade aos pacientes que necessitam de cuidados com feridas agudas ou crônicas de difícil cicatrização, com acompanhamento do enfermeiro estomaterapeuta e/ou dermatologista e com o uso das tecnologias como o laserterapia, terapia por pressão negativa e coberturas especiais; apoio técnico, atendimento e matriciamento para o atendimento pelas equipes das UBS para seguimento do tratamento de lesões complexas; apoio técnico ao programa “Melhor em Casa” para atendimento, tratamento e prevenção de lesões, dos pacientes acompanhados pelas Equipes Multidisciplinar de Atenção Domiciliar – EMAD com atendimento, matriciamento e encaminhamento pós alta hospitalar. Atualmente existem 29 polos de curativos.
- Horário de atendimento dos Polos de Curativos Segunda a sexta-feira das 7h00 às 19h00 (exceto feriados)
Teleassistência
A teleassistência representa uma evolução significativa na maneira como os serviços de saúde são oferecidos e acessados. Por meio de plataformas digitais seguras, pacientes podem realizar consultas, obter diagnósticos, receber orientações e até acompanhar tratamentos. Além disso, a telemedicina facilita a troca de informações entre profissionais de saúde, promovendo um cuidado mais integrado e eficiente.
As consultas de Telemedicina ocorrem dentro do de um equipamento do SUS, e visam reduzir o tempo de espera para atendimentos ou exames na Atenção Especializada Ambulatorial, promover a contrarreferência de pacientes para acompanhamento na Atenção Básica e qualificar solicitações de exames.
Os objetivos da Telemedicina na Atenção Especializada Ambulatorial no município de São Paulo (MSP) são:
- Diminuir o tempo de espera para atendimento e/ou exame complementar;
- Reduzir ou eliminar filas de espera;
- Orientar o médico das UBS no manejo de pacientes, adequando o acompanhamento clínico especializado, a solicitação de exames, o tratamento, o monitoramento e as indicações para encaminhamento para a especialidade;
- Validar os exames específicos previamente definidos pela Coordenação da Atenção Especializada, solicitados na AB;
- Introduzir na regulação, para atendimento presencial do especialista, apenas os casos com real indicação;
- Contra referenciar os pacientes estáveis em acompanhamento na AEA para acompanhamento na UBS de referência, devendo permanecer na AEA somente os pacientes com indicação clara e justificável;
- Integrar, qualificar e capacitar os profissionais médicos da Atenção Básica, através do contato com os especialistas.
Documentos
- Nota Técnica DAE/SEABEVS nº 03/2024 - Orientações para as Práticas de Teleassistência na Atenção Especializada à Saúde
- Nota Técnica Conjunta CPAT Nº 01/2024 - Plano de Contingência na Teleassistência
- Portaria Nº 804/2024 - Práticas de Teleassistência no Âmbito da Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo
- Simpósio Transformação Digital
- Projeto Piloto Teledermatologia CRS Centro
- Termo de Consentimento Livre e Esclarecido - Teleassistência
Endereços dos Serviços da Atenção Especializada
-
CENTRO DE REFERÊNCIA DE DOR CRÔNICA (CR DOR)
-
CR DOR CRÔNICA PQ MARIA HELENA
-
CR DOR CRÔNICA BOM RETIRO
- CR DOR CRÔNICA LESTE
- CR DOR CRÔNICA OESTE
- CR DOR CRÔNICA PIRITUBA
- CR DOR CRÔNICA VILA MARIANA
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk