Secretaria Municipal da Saúde

Quinta-feira, 2 de Maio de 2024 | Horário: 12:35
Compartilhe:

Vigilância em Saúde de São Paulo realizou a vacinação contra a dengue nas aldeias indígenas de Parelheiros

A imunização aconteceu na UBS Vera Poty para todas as crianças das aldeias Krukutu e Tenondé Porã na zona sul do município

Na quinta-feira, dia 18 de abril, as equipes de vigilância começaram a vacinação contra dengue nas aldeias indígenas localizadas em Parelheiros. O processo de imunização foi realizado na UBS Vera Poty e começou com a aldeia Krukutu. Na terça-feira, 23 de abril, as crianças da aldeia Tenondé Porã foram imunizadas contra a dengue na UBS.

No primeiro dia da ação, a equipes da UBS, realizou a coleta de sangue dos indígenas da aldeia Krukutu para testagem de dengue. Do total de 56 testes, 100% foram negativos, sendo realizada então a vacinação dos adolescentes.

Na semana seguinte, no dia 23, foram testados e imunizados 62 adolescentes da aldeia Tenondé Porã. Todo o público elegível foi devidamente testado para dengue e vacinado nas terras indígenas localizadas no extremo sul do município de São Paulo. 

A Estratégia de Vacinação contra a Dengue teve início no dia 04 de abril na capital paulista nos Distritos Administrativos com os maiores números de casos e coeficiente de incidência de dengue. A partir do dia 11 de abril, foi ampliada para todas as regiões da cidade, com todas as Unidades Básicas de Saúde vacinando crianças e adolescentes de 10 a 14 anos de idade.

 A imunização tem como objetivo a redução das hospitalizações e óbitos decorrentes das infecções pelos vírus da dengue na população-alvo para a vacinação, sendo fundamental o alcance de elevadas e homogêneas coberturas vacinais neste público.

collections
Galeria de imagens