SP Regula
Presidente da Amlurb apresenta políticas de gestão de resíduos de São Paulo em fórum nos Estados Unidos
Foto: Amlurb
O presidente da Autoridade Municipal de Limpeza Urbana (Amlurb), Ricardo Brandão Figueiredo, realizou palestra nesta quinta-feira (31/3) dentro da programação de apresentações do Fórum Global de Metano, evento promovido em Washington, nos Estados Unidos. O Fórum começou no último dia 28 e termina nesta sexta (1º/04).
Durante a apresentação, Brandão abordou as políticas implementadas pela Prefeitura e estratégias de educação ambiental, com ênfase nos orgânicos e nos projetos de compostagem. Mais informações em: http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/inovacao/amlurb/noticias/?p=208513
A iniciativa é um esforço conjunto de parceiros da organização CCAC (Coalizão do Clima e o Ar Puro), liderados pelo Canadá, México e Estados Unidos, juntamente com o C40 Cidades (Grupo de Liderança sobre o Clima), e em colaboração com a Iniciativa Global de Metano (GMI) e outros parceiros.
A capital é a única cidade brasileira escolhida que alcançou a segunda fase do projeto MSWI (Iniciativa Municipal de Resíduos Sólidos), liderado pela CCAC e implementado pela ISWA (Associação Internacional de Gestão de Resíduos Sólidos, em português), em parceria com a ABRELPE (Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais), que foi representada no evento por Gabriela Otero.
O Fórum tem como foco as cidades da América Latina e pretende colaborar com o desenvolvimento de grandes planos de trabalho na área de resíduos sólidos, objetivando a redução de poluentes de vida curta, além de outros benefícios.
De acordo com Brandão, os eventos "estão permitindo um intercâmbio de experiências entre a Cidade de São Paulo e várias cidades do mundo, tanto para diminuir ou evitar a geração de metano e gás carbônico, como para implantar novas tecnologias na coleta de resíduos e na disposição final."
Parceria
Desde dezembro de 2014, a Secretaria de Serviços, por intermédio da Amlurb, trabalha em parceria com a ISWA e a ABRELPE para a implementação de ações e estratégias de comunicação e educação ambiental na área de gestão de resíduos, principalmente os orgânicos. “A cooperação é muito proveitosa, pois as metas previstas no PGIRS (Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos), decretado pelo prefeito Fernando Haddad em 2014, demandam ações inovadoras e troca de experiências. O modelo de gestão estabelecido pelo PGIRS tornou-se uma referência não apenas no País, mas internacionalmente”, afirmou o secretário de Serviços, Simão Pedro.
Fonte: Amlurb