Secretaria Municipal da Fazenda
ACESSO AO SAV (advogados, contadores e outros agentes delegados)
1. Informações Gerais
Basicamente, o acesso ao SAV para solicitação de serviços referentes a PESSOAS JURÍDICAS são efetuados de 3 formas:
a) PELO PRÓPRIO CONTRIBUINTE PJ (neste caso, a Senha wWb utilizada é aquela vinculada ao CNPJ);
b) PELO RESPONSÁVEL LEGAL PELA EMPRESA (neste caso, o responsável legal acessa o SAV com a Senha Web vinculada à seu CPF e seleciona a empresa de que é responsável);
c) POR DELEGAÇÃO DE COMPETÊNCIA (esta deve ser a forma utilizada por prestadores de serviços delegados, como por exemplo, advogados e contadores).
Utilizando estas formas de acesso, o próprio SAV traz a grid com a relação dos Autos de Infração/NL sujeitos à IMPUGNAÇÃO ou RECURSO. O sei é gera CORRETAMENTE A capa do processo com o NOME correto do contribuinte.
2. Acesso Excepcional
a) Em situações específicas (por exemplo, se o usuário PJ não possui inscrição no CCM ou ainda, no caso de impugnação/recurso de AII por ISS habite-se (PF), há uma funcionalidade de INCLUSÃO MANUAL do lançamento a ser impugnado ou recorrido.
b) Esta opção não foi desenvolvida para contribuintes que possuem CCM e desejam impugnar/recorrer de muitos autos de infração. Quando utilizado por terceiro, a capa do processo elege indevidamente como contribuinte o nome do usuário, havendo a necessidade de revisão da capa.
c) Este acesso deve-se dar em casos excepcionais. Neste caso, o nome do USUÁRIO é o NOME DO CONTRIBUINTE na capa do processo.
3. Acesso por Delegação de Competência
a) A forma correta para que um agente delegado (advogado, contador ou outro preposto) é o acesso por delegação de competência.
b) Para obter a SENHA DELEGADA, deve ser obedecido aos seguintes procedimentos:
- O próprio contribuinte (Pessoa Física ou Jurídica) ou o Representante Legal da Pessoa Jurídica (responsável pela empresa) acessa aqui o link do Senha Web, utilizando sua senha;
- acesse a funcionalidade Alterar cadastro, selecionando a opção “Delegação de acesso” (canto superior à direita);
- Incluir o CPF da pessoa que deseja conceder a delegação e, mais abaixo, os sistemas ou funcionalidades que poderão ser utilizados;
4. Processos que devem ser protocolados no CAF/SF
a) O art. 1º da Instrução Normativa SF/SUREM nº 10, de 04/12/2019, vigente a partir de 09/12/2019, definiu os serviços que devem ser protocolados pelo SAV.
b) O art. 2º do citado diploma legal estabelece:
- “Art. 2º Excetuam-se do disposto no caput do artigo anterior as solicitações versando sobre os seguintes assuntos, as quais deverão ser protocolizadas presencialmente no Centro de Atendimento da Fazenda Municipal (CAF):
- a) Recursos Ordinários e Recursos de Revisão de Lançamentos do IPTU, quando as impugnações ou recursos que lhes deram origem tiverem sido protocolados antes da vigência desta instrução normativa;
- b) Recursos Ordinários e Recursos de Revisão de Lançamentos do ITBI-IV, quando o número de referência das impugnações ou recursos que lhes deram origem não for apresentado automaticamente no rol trazido pelo sistema SAV no momento da interposição do recurso pretendido.
- c) Impugnações, Recursos Ordinários e Recursos de Revisão contra Autos de Infração lavrados por meio do Sistema Único de Fiscalização, Lançamento e Contencioso (Sefisc), referentes ao Simples Nacional.”
c) Solicitamos atenção do disposto no art. 2º, §2º, da Instrução Normativa SF/SUREM nº 10/2019, que estabelece:
- “§ 2º É nula para todos os efeitos a protocolização por outros meios dos pedidos referentes aos assuntos mencionados nesse artigo, salvo nas situações previstas nesta instrução normativa.”
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk