Secretaria Municipal de Habitação

Prefeitura entrega as primeiras 60 unidades habitacionais na comunidade Tiro ao Pombo

Por Cristiana Vieira

O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, participou da cerimônia de entrega das 60 primeiras unidades habitacionais (UHs) do Residencial Tiro ao Pombo, na Brasilândia, Zona Norte. Os apartamentos são referentes à primeira etapa das obras de urbanização da favela, que deve ser totalmente concluída até dezembro deste ano. A urbanização também prevê a implantação de rede de água, esgoto e drenagem mais a pavimentação das ruas da área.

“A expectativa é retirar 200 mil famílias que vivem em áreas com más condições. É um trabalho que envolve muito esforço, idealismo e respeito às pessoas”, disse o prefeito. “Queremos que as pessoas vivam bem. Entregamos um projeto com estrutura bonita, confortável e que levanta a autoestima dos moradores”, completou.

O secretário municipal de Habitação, Ricardo Pereira Leite, ressaltou que o projeto mantém as pessoas no mesmo bairro onde já viviam, preservando os laços das famílias com o bairro. “A secretaria acabou com a área de risco, promoveu melhorias na infraestrutura e ainda preservou a relação social dos moradores”, disse.

Até o fim do ano, outras 155 UHs serão entregues. As obras do Tiro ao Pombo, cuja área de intervenção é de 25 mil m², foram iniciadas em abril de 2008. No total, serão 215 apartamentos com 48 m². Foram investidos R$ 25 milhões na obra, sendo R$ 12.250 milhões da Caixa Econômica Federal e o restante da Prefeitura.

O nome da comunidade foi herdado de um clube de tiro ao pombo que funcionou naquela área até o começo dos anos 1960. Fundado por portugueses, os sócios abatiam as aves com arma com munição de chumbinho.