Secretaria Municipal de Habitação

Quinta-feira, 27 de Fevereiro de 2025 | Horário: 11:55
Compartilhe:

Expansão Habitacional: São Paulo avança na oferta de moradias populares

Com investimentos expressivos, a Prefeitura viabiliza novos conjuntos habitacionais pelo programa Pode Entrar, garantindo mais qualidade de vida e acesso à moradia digna
Foto aérea do empreendimento Bauru-Lajeado

A política habitacional da cidade de São Paulo vai além da garantia do direito à moradia, promovendo qualidade de vida por meio de projetos estruturados. Nesse contexto, a Prefeitura, por meio Pode Entrar, viabilizou a construção dos conjuntos habitacionais Lajeado e Bauru, que, juntos, acrescentarão 968 novas unidades habitacionais à cidade. A entrega dos empreendimentos está prevista para este semestre.

Com um investimento de aproximadamente R$ 105 milhões, o Residencial Lajeado contará com 528 unidades distribuídas em dois condomínios. Os apartamentos, com metragem entre 40m² e 43m², incluem dois quartos, sala, cozinha, banheiro e área de serviço.

Já o Conjunto Habitacional Bauru oferecerá 440 unidades habitacionais, também organizadas em dois condomínios, com a mesma metragem e infraestrutura do Residencial Lajeado. O investimento nesse empreendimento é de R$ 88 milhões.

Ambos os residenciais contarão com infraestrutura completa, incluindo redes de água, esgoto e águas pluviais, além de iluminação externa, telefonia e interfonia. As vias serão pavimentadas, com guias e sarjetas, e os espaços de lazer contarão com jardins, bicicletário, quadras esportivas cobertas e descobertas, além de salão de festas.

Os empreendimentos foram viabilizados por meio da modalidade Empresas do Pode Entrar, em que a Prefeitura assume os investimentos, enquanto a empresa selecionada é responsável pelo projeto e execução das obras. Esse é o maior programa de moradia popular já desenvolvido na cidade, ampliando a oferta de unidades habitacionais e facilitando o acesso à moradia para famílias de menor renda.
 

Habitação em São Paulo

A gestão atual tem colocado a habitação como prioridade, promovendo diversas ações para ampliar o acesso à moradia. Como resultado, desde 2021, já foram entregues 11.452 unidades habitacionais, e outras 43 mil estão em construção, destas 11.8 mil  somente na região leste da cidade.

collections
Galeria de imagens