Secretaria Municipal de Habitação
Estudantes de MBA de Chicago visitam SEHAB para realizarem trabalho final no curso
Os estudantes Gerald W. Cichon, Secretaria de Habitação da cidade de El Paso, Texas, e Rogério Gonzáles, Gerente de Vendas da empresa MARS, em Hackettstown, New Jersey; conheceram e se basearam na infra-estrutura e nos projetos da SEHAB, para realizarem o trabalho final do curso de MBA que fazem em Chicago, EUA. O tema escolhido foi Políticas Habitacionais na América do Sul.
Os estudantes conheceram a política habitacional de São Paulo através do Plano Municipal de Habitação, o sistema Habisp, a priorização dos assentamentos, o Programa Renova SP e a Operação Urbana Consorciada Água Espraiada. Os trabalhos foram apresentados por um arquiteto da Superintendência de Habitação Popular - HABI.
Os visitantes questionaram também sobre os planos futuros da política habitacional em São Paulo e sugeriram uma PPP (Parceria Público Privada) com relação às habitações, estratégia atual entre os governos dos Estados Unidos. A mesma visita também será feita na cidade do Rio de Janeiro.
Primeira PPP para habitação social no Centro
A Prefeitura de São Paulo, através da Secretaria de Habitação, assinou a autorização para que o Conselho Gestor das Parcerias Público-Privadas faça o chamamento público para a construção e reforma de 10 mil unidades habitacionais na região central da capital paulista e entorno. Ao todo serão 20 mil unidades.
A PPP será executada pela Secretaria Estadual da Habitação, por meio da Casa Paulista (Agência Paulista de Habitação), criada em setembro do ano passado com o objetivo de ampliar a captação de recursos e a oferta de moradias de interesse social.
A iniciativa viabilizará moradias populares nos distritos da Sé e República, além dos bairros no entorno do Brás, Bela Vista, Belém, Bom Retiro, Cambuci, Liberdade, Mooca, Pari e Santa Cecília. As áreas foram escolhidas a partir de estudos encomendados pela Secretaria da Habitação do Estado, que revelaram o potencial reprimido para a oferta de moradias. A proposta é melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores do Centro que moram em bairros distantes, e, ao mesmo tempo, contribuir para aliviar o sistema de transporte público, racionalizar o uso da infraestrutura local e promover o re adensamento e a revitalização das áreas degradadas.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk