Secretaria Municipal de Habitação
Sehab apresenta plano urbanístico para a terceira maior favela de SP
Por Fabiano Melato
A Coordenação de Projetos Urbanísticos da Secretaria de Habitação (Sehab) apresentou, em 17 de março, o plano urbanístico da comunidade de São Francisco, a terceira maior favela de São Paulo, onde vivem cerca de 50 mil pessoas em uma área de 1 milhão de metros quadrados em São Mateus, na Zona Leste. A área chamada de São Francisco Global, terá um plano que cria diretrizes para integrar os moradores à cidade formal, com implantação de habitações de interesse social, pontos comerciais e ampliação do sistema de transporte público. O plano urbanístico prevê ainda a construção de centros comunitários e de serviços, e um grande centro comercial gerador de emprego.
Entre as mudanças pelas quais São Francisco vai passar até 2020 está a ampliação da rede de transporte público e a melhoria do sistema viário. O plano sugere pontos de ônibus a no máximo 600 metros da casa do morador (distância que pode ser percorrida a pé em cerca de 10 minutos) e a 300 metros do comércio. Com ruas pavimentadas e arborizadas e facilidade de acesso ao transporte público.
O planejamento visa preservar ao máximo as áreas verdes e as nascentes de água. Além disso, a Secretaria do Verde e do Meio Ambiente prevê criar um parque urbano no terreno de 367 mil metros quadrados onde, até 1985, funcionou um aterro sanitário. "Urbanizar não é só construir unidade habitacional, é preciso urbanizar de maneira global, com ações a curto, médio e longo prazos", explica o diretor da regional Leste (Habi-Leste) da Sehab, Felinto Fonseca da Cunha.
Por meio do Plano a Prefeitura procura integrar ações já executadas na comunidade. O objetivo é ligar essas iniciativas pontuais do poder público ao projeto maior de urbanização. A ideia é que o morador não precise deixar a região para encontrar serviços e produtos essenciais.
A apresentação do projeto, realizada no Auditório Espaço da Cidadania, da Secretaria de Estado da Justiça e Defesa da Cidadania, foi acompanhada pelo secretário de Habitação, Ricardo Pereira Leite, pela superintendente de Habitação Popular, Elisabete França, e pelo diretor de Desenvolvimento e Gestão da SP Urbanismo, Domingos Pires de Oliveira Dias Neto.
A região de São Francisco faz parte da Operação Urbana Consorciada Rio Verde - Jacu que inclui áreas das subprefeituras de São Miguel, Itaquera e São Mateus, cortadas pela antiga Estrada do Pêssego (atual complexo viário Jacu-Pêssego/Nova Trabalhadores). A região estende-se por 10,5 mil hectares (105 milhões de metros quadrados) onde moram 1.095.635 pessoas, 9,9% da população total residente na cidade (11.057.629 habitantes), segundo estimativa de 2010 da Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade).
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk