Secretaria Municipal de Habitação
Placas de ruas: Como solicitar novas placas
Uma das condições básicas para o exercício da cidadania é ter um endereço, regularizado, oficializado e denominado"
Diário Oficial do Município, 28/12/1991
As conhecidas placas que identificam cada rua, praça ou avenida da cidade, são um serviço de suma importância disponilibilizado pela Prefeitura. Compete à Secretaria Municipal de Habitação – Sehab, através do Departamento de Cadastro Setorial – Case, o emplacamento dos logradouros públicos de forma regrada e organizada. Entre outras atribuições, Case é responsável pela implantação, operacionalização e permanente atualização dos cadastros das vias e logradouros da cidade. Existem três tipos de placas: as placas de parede, as placas em postes de iluminação pública e as placas de laminado em postes metálicos. Case faz a administração das placas de parede e de postes de iluminação. As placas de laminado em postes metálicos são consideradas
mobiliário urbano, por isso são administradas pela Empresa Municipal de Urbanização, EMURB. A cidade de São Paulo tem cerca de 50 mil ruas e aproximadamente 300 mil placas de ruas. Portanto, não basta o logradouro ter um nome oficializado através de leis ou decretos, pois o cidadão raramente toma conhecimento desse processo. O emplacamento, ao contrário, "traz" o nome da rua diretamente para o morador, identificando-a também para o restante da cidade.
Como solicitar novas placas de ruas?
Caso a placa esteja deteriorada, pichada ou ilegível o munícipe poderá solicitar a substituição desta no Departamento de Cadastro Setorial, mais especificamente Case 4. O interessado deverá comparecer pessoalmente à Rua São Bento 405, 23º andar, sala 231-A, de 3° a 6° feira, das 13:30 às 16:30 horas ou nas subprefeituras locais. Ao entrar em contato com os técnicos, o pedido será avaliado para futura execução.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk