Secretaria Municipal de Habitação
Vila Itororó será transformada em pólo cultural
Construída entre 1920 e 1930, a Vila Itororó, localizada entre as ruas Martiniano de Carvalho e Maestro Cardim, no bairro da Bela Vista, tombada pelo CONPRESP (Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo), é considerada um marco histórico, pois além de ser a primeira residência particular a possuir uma piscina na cidade de São Paulo, sua arquitetura também é ímpar.
Constituída por 35 casas, sua arquitetura lembra muito a das vilas européias, além de possuir também características únicas e completamente atípicas, já que em sua construção foram utilizados elementos retirados da demolição de um teatro, conferindo à obra um caráter onírico. Hoje, a proprietária do conjunto arquitetônico é a Santa Casa de Indaiatuba, que passou a ter a posse do local após a morte do imigrante português Francisco de Castro, construtor da Vila Itororó.
Atualmente, o local é ocupado por 78 famílias. A falta de pagamento de aluguéis e condomínio levou a Vila a uma situação precária. Há famílias vivendo em cortiços, outras montaram verdadeiros barracos onde antes eram locais de recreação; as casas encontram-se degradadas, já que não há manutenção e existe, inclusive, ligações clandestinas de luz e água. A deterioração e a falta de infra-estrutura impedem o local de atender as condições básicas de moradia.
Devido ao seu grande potencial para abrigar atividades culturais, educacionais e de lazer, a Secretaria Municipal de Cultura, em projeto conjunto com as Secretarias Municipal de Habitação, de Planejamento, de Negócios Jurídicos e a SP Turismo, pretende revitalizar o local e transformá-lo em um pólo cultural, com livrarias, galerias de arte, espaço para teatro e diversas atividades afins, retornando à idéia original de Francisco de Castro de transformar o local em um ambiente de cultura e lazer.
O plano é que através da recuperação da Vila Itororó, toda a região do entorno, dotada de ótima infra-estrutura, também seja valorizada, pois também está incluída no projeto.
A Secretaria Municipal de Habitação tem sob sua responsabilidade o atendimento habitacional das famílias que moram no local. Uma das propostas apresentadas aos moradores é o Programa Carta de Crédito/CDHU, modalidade de atendimento que possibilita o financiamento para aquisição de imóveis já prontos, regularizados e com a infra-estrutura.
O projeto de revitalização da Vila Itororó está a cargo da Secretaria Municipal de Cultura.
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk