Secretaria Municipal de Habitação

Segunda-feira, 13 de Janeiro de 2025 | Horário: 15:51
Compartilhe:

Programa Mananciais investe R$ 1 bilhão em ações de urbanização, construção de parques e unidades habitacionais em 2024

Um ano de grandes conquistas, transformações e melhorias para comunidades urbanas da zona sul da cidade de São Paulo.

Sabemos que milhares de famílias enfrentam desafios em comunidades urbanas. Em 2024 o Programa Mananciais investiu R$ 1 bilhão para mudar essa realidade proporcionando urbanização, moradias dignas e áreas de convivência para quem mais precisa.

O Programa concluiu 9 grandes urbanizações em 2024, finalizando mais 3 bairros além das 55 obras que estão em andamento. Foram entregues 164 unidades habitacionais além de outras 5.820 em obras e outras 6.490 a iniciar.

Em 2024 finalizamos 61 mil metros quadrados de parques, parte de um total de 1,7 milhão de metros quadrados planejados. Os espaços verdes revitalizam bairros, conectam pessoas e promovem a convivência, garantindo a maior qualidade de vida. 

Ainda no ano passado, foram entregues 4.225 termos de vinculação, garantindo mais segurança jurídica a diversas comunidades. Entre os locais atendidos:

  • Boulevard da Paz: 539 termos
  • Vila Nordestina: 396 termos
  • Alto da Alegria: 290 termos
  • Guaicuri: 289 termos
  • Novo Brasil: 2.711 termos

Resultados positivos

A etapa 5 do parque linear Cantinho do Céu – Adolfo Duarte Ferrugem foi entregue a comunidade com áreas de esporte e lazer, espaços públicos e área de plantio arbóreo além da recuperação ambiental da borda da represa Billings.  São 1,43km de extensão e 50.736 m² de área que beneficiou sobremaneira os moradores da região.

Parte da obra de alargamento da Estrada do Alvarenga foi finalizada, contemplando 450 metros de extensão (com referência a partir da Estrada do Alvarenga altura do número 2.410 até a Rua dos Mandis, em frente ao Parque Sete Campos), com alargamento da pista para 10,5 metros de largura prevendo duas vias para ônibus, duas para carro, faixa azul para motos e uma ciclovia.

No bairro Jardim da União, distrito do Grajaú, zona sul da cidade tivemos a entrega de 16 casas implantadas em 2 blocos de 8 casas, sendo 4 no andar térreo e outras 4 em pavimento superior, sendo que todas foram projetadas para atender idosos e portadores de necessidades especiais. A área já foi objeto de urbanização pela pasta entre 2021 e 2022. Também estamos em fase final de Regularização Fundiária, beneficiando 615 famílias com títulos de propriedade, o que equivale à aproximadamente 2 mil habitantes.

Uma parceria entre Secretaria de Habitação do Município e Secretaria Municipal de Saúde possibilitou a entrega da obra da UBS Gaivotas, beneficiando mais de 30 mil pessoas. A gestão será feita pela SMS.

Entrega do Parque Apurá com metragem de 30 mil metros quadrados de áreas verdes comtemplam áreas de lazer, com campos esportivos, lazer infantil e equipamentos de ginástica. Além da entrega de 52 apartamentos no condomínio Violeta, no Guaicuri e 96 no Vila Nordestina.

Premiações 2024

O trabalho feito pela Secretaria Executiva de Mananciais obteve o reconhecimento não apenas da população, mas também de conceituadas instituições.

  • Ganhamos em 2024 a etapa nacional do Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB/SP com o projeto de urbanização do córrego e a construção de unidades habitacionais no Guaicuri,. Fomos condecorados nas categorias: Urbanismo, Planejamento e Cidades. Também fomos indicados a participar da Bienal Panamericana de Arquitetura Quito.
  • Fomos classificados para a final do Prêmio Periferia Viva 2024, com o projeto e execução da urbanização do Jardim da União, no eixo: Iniciativas de entes públicos governamentais.
  • Em outubro apresentamos o projeto das obras  do Vargem Grande no 5° CIHEL - Congresso Internacional de Habitação, em Portugal. O tema foi: Intervenções urbanas do loteamento Vargem Grande na Cratera da Colônia.
  • O Guia de Ação Climática para Urbanista, que obteve iniciativas do Programa Mananciais foi publicado durante o World Urban Forum (WUF12), no Cairo. O evento é tido como uma das principais conferências globais sobre urbanismo sustentável sendo lançado pela C40 Cities, em parceria com as instituições Community Jamel e Urbanshift.
  • Em novembro apresentamos no 3º Fórum da União Internacional de Arquitetos - UIA 2024 em Kuala Lumpur, na Malásia, um artigo do Cantinho do Céu, denominado: “Fron Socioenvironmental Inequality to Sustainable Development: The Case of Cantinho do Céu” . Além da apresentação das 5 categorias ganhadoras em 2023, de nossos projetos, para fazer parte do Guia da UIA para a Agenda 2030. 
    - Categoria " Climate Action" – Cantinho do Céu
    - Categoria “Industry, Innovation and Infrastructure” – Mata Virgem
    - Categoria “Sustainable Cities and Communities” –  Jardim Apurá
    - Categoria " No Poverty " – Alto da Alegria
    - Categoria " Quality Education" – Chácara Flórida-
  • O Jardim da União também foi selecionado para ser apresentado no IV URBFavelas  2024 – Seminário Internacional de Urbanização de Favelas.
  • E por fim fomos selecionados no Prêmio Habitat - Categoria: intervención barrio o vecindario com o projeto  Parque Urbano Mata Virgem para a Bienal de Quito.
     

Sobre o Programa Mananciais

A Secretaria Executiva do Programa Mananciais / Secretaria Municipal de Habitação – SEHAB, que atua nas bacias hidrográficas Guarapiranga e Billings, ambas localizadas na zona sul da cidade de São Paulo, tem como objetivo a urbanização de assentamentos precários, regularização fundiária, atendimento habitacional (provisório e definitivo) de famílias reassentadas de áreas de risco ou de áreas em obras e implantação de parques e áreas de lazer, bem como equipamentos públicos.

collections
Galeria de imagens