Procuradoria Geral do Município

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Ações e Programas

Esta seção traz informações sobre os instrumentos de planejamento e acompanhamento da execução das políticas públicas.

A Execução Orçamentária consiste no cumprimento das regras para a realização da despesa tributária, conforme a disponibilidade financeira da Prefeitura Municipal de São Paulo (PMSP). Dessa forma, a execução orçamentária pode ser entendida como a trajetória da despesa pública, com identificação das condições de seu início e seu término.

O Plano Plurianual (PPA), previsto no art. 165, I da Constituição Federal, é o principal instrumento de planejamento público para orientação estratégica e para o estabelecimento de prioridades e metas. Materializado por meio de Programas e Ações da Prefeitura Municipal de São Paulo (PMSP), o PPA apresenta as despesas de capital e custeio decorrente de todas as áreas do governo, dando transparência à aplicação dos recursos e aos resultados obtidos.

A programação da execução orçamentária deverá seguir o disposto na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), prevista no art. 165, II da Constituição Federal, que é o instrumento, de iniciativa do Poder Executivo, para o estabelecimento de metas e prioridades do exercício financeiro da Prefeitura Municipal de São Paulo (PMSP), pelo período de um ano. Além disso, a execução orçamentária deverá atender as receitas vinculadas às finalidades específicas, independentemente do exercício de ingresso.

Nesse sentido, a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) prevê a realização das despesas de capital para o exercício seguinte e confere a possibilidade de realização mais imediata do PPA. Além disso, tem como função a orientação da elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA), que dispõe sobre as alterações na legislação tributária, o estabelecimento da política de aplicação das agências financeiras oficiais de fomento e a manutenção do equilíbrio entre receitas e despesas.

A LOA também institui critérios e formas de limitação de empenho, a determinação das normas relativas ao controle de custos, e a avaliação dos resultados dos programas financiados com recursos dos orçamentos, estabelecendo condições e exigências para transferências de recursos a entidades públicas e privadas.

Outras informações a respeito dos instrumentos de orçamento público podem ser encontradas site da Secretaria Municipal da Fazenda e na página de Receitas e Despesas do Portal de Transparência.

 



ORÇAMENTO - 2025**


Órgão 21 - Unidade 10

Orçado Atualizado Empenhado Liquidado
R$
 607.495.404,00
R$ 
599.984.749,16
R$ 
46.921.199,98
R$ 
52.137.402,12


Órgão 28 - Unidade 21

Orçado Atualizado Empenhado Liquidado
R$
4.485.861.084,00
R$ 
4.938.092.157,93
R$
408.182.222,44
R$
437.327.682,71


** Fonte: Sistema de Orçamento e Finanças - SOF
Atualização: 19/05/2025
 


ORÇAMENTO - 2024**

Órgão 21 - Unidade 10

Orçado Atualizado Empenhado Liquidado
R$ 
499.756.641,00
R$
 588.677.071,26
R$ 
98.886.386,56
R$ 
106.178.045,16


Órgão 28 - Unidade 21

Orçado Atualizado Empenhado Liquidado
R$
3.993.509.779,00
R$
4.278.302.313,46
R$
323.557.301,19
R$
336.803.277,54

** Fonte: Sistema de Orçamento e Finanças - SOF
 

ORÇAMENTO - 2023** 

Órgão 21 - Unidade 10

Orçado Atualizado Empenhado Liquidado
R$ 
499.756.641,00
R$ 
497.507.065,00
R$
40.913.173,04
R$
20.162.269,65


Órgão 28 - Unidade 21

Orçado Atualizado Empenhado Liquidado
R$
3.993.509.779,00
R$
3.993.509.779,00
R$
569.620.166,64
R$
543.983.255,84

** Fonte: Sistema de Orçamento e Finanças - SOF
 

ORÇAMENTO - 2022*

Orçado Atualizado Empenhado Liquidado
R$
256.677.018,00
R$
258.630.361,52
R$
245.426.698,59
R$
240.286.046,09

 

ORÇAMENTO - 2021*

Orçado Atualizado Empenhado Liquidado
R$
263.466.998,00
R$
260.314.811,49
R$
2.596.648.250,28
R$
2.592.551.972,80

 

ORÇAMENTO - 2020 *

Orçado Atualizado Empenhado Liquidado
R$
263.988.045,00
R$
255.734.333,35
R$
224.256.443,90
R$
217.795.885,38

 

ORÇAMENTO - 2019 *

Orçado Atualizado Empenhado Liquidado
R$
253.774.586,00
R$
257.967.668,39
R$
235.835.132,71
R$
228.624.861,95

 

ORÇAMENTO - 2018 *

>Orçado Atualizado Empenhado Liquidado
R$
282.769.849,00
R$
220.007.450,90
R$
206.696.752,28
R$
202.375.731,04

 

ORÇAMENTO - 2017 *

Orçado Atualizado Empenhado Liquidado
R$
271.624.986,00
R$
276.908.942,00
R$
219.174.112,00
R$
212.008.581,00


* Informação atualizada ao final de cada ano. 


Acesse o quadro detalhado de despesas. 

  • Escolha o ano que deseja consultar e o formato de arquivo (PDF, XLS e ODS). 
  • Nestes arquivos estão os orçamentos detalhados de todas as Secretarias e Subprefeituras. Entre, escolha o formato de arquivo e pesquise a palavra "Procura". 

Acesse mais detalhes do orçamento de toda a Prefeitura também no Portal da Transparência 


Para pesquisar as informações sobre Repasses e Transferências, acesse a página Repasses e Transferências de Recursos Financeiros no Portal da Transparência, e a página Emendas Parlamentares.

Acesse também informações relativas às diárias e passagens aéreas dos servidores públicos municipais, na página Diárias e Passagens no Portal da Transparência.

Informações sobre Obras Públicas podem ser acessadas no Portal Obras Abertas.


 

Programa de Metas

 

O Programa de Metas define as prioridades do governo, as ações estratégicas, os indicadores e as metas quantitativas para cada um dos setores da administração. É possível consultar o conteúdo do programa e acompanhar o desenvolvimento das metas através da página. 

 

Programa de Metas 2025-2028

“Não consta meta vinculada ao Procuradoria Geral do Município no Programa de Metas 2025-2028”

 

Programa de Metas 2021 – 2024
Meta 72 - SP Eficiente

Secretaria Responsável : Procuradoria Geral do Município

OBJETIVO ESTRATÉGICO:
Aprimorar a gestão dos gastos, a eficiência no uso dos recursos públicos e o incremento de recursos para investimento, garantindo a qualidade dos serviços prestados à população.

META:
Atingir a arrecadação de R$ 7 bilhões de Dívida Ativa.

INDICADOR
Recursos, em R$, arrecadados com Dívida Ativa.

INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES
O valor de 6,9 bilhões refere-se à arrecadação da dívida ativa e não tributária
proveniente do Sistema da Dívida Ativa e de eventuais programas de parcelamento abertos durante o quadriênio. Anualmente, espera-se também compensar com débitos inscritos na dívida ativa R$ 50 milhões de precatórios

ODS VINCULADOS
17 - Parcerias e meios de implementação

Meta 75 - SP Eficiente
Secretaria Responsável : Procuradoria Geral do Município, Secretaria da Fazenda

OBJETIVO ESTRATÉGICO:
Simplificar, modernizar e democratizar o acesso da população aos serviços públicos municipais.

META:
Criar o Sistema Municipal de Cidadania Fiscal.

INDICADOR
Sistema Municipal de Cidadania Fiscal implantado e em operação.

INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES
O Sistema Municipal de Cidadania Fiscal (Cadastro Fiscal Positivo Paulistano) dará à Prefeitura de São Paulo a capacidade de estabelecer critérios mais objetivos para realização de transações com os contribuintes (descontos, facilitação de prazos, premiações etc.). Os contribuintes serão classificados por pontualidade de pagamento, capacidade contributiva e qualidade do crédito.

ODS VINCULADOS
17 - Parcerias e meios de implementação

 

Programa de Metas 2019 - 2020

“Não consta meta vinculada ao Procuradoria Geral do Município no Programa de Metas 2019-2020”

 

Programa de Metas 2017 - 2018

Meta 48 Ampliar em 10% (R$989 milhões) a arrecadação da dívida ativa do município, em relação aos últimos quatro anos
Projeto São Paulo Sem Dívida Ativa

 

Programa de Metas 2013 – 2016

“Não consta meta vinculada ao Procuradoria Geral do Município no Programa de Metas 2013-2016”

 

Programa de Metas 2009 – 2012

“Não consta meta vinculada ao Procuradoria Geral do Município no Programa de Metas 2009-2012”

 


 

Programa de Integridade e Boas Práticas – PIBP

 

O Programa de Integridade e Boas Práticas consistente no conjunto de mecanismos e procedimentos internos destinados a detectar e prevenir fraudes, atos de corrupção, irregularidades e desvios de conduta, bem como a avaliar processos objetivando a melhoria da gestão de recursos, a transparência, a lisura e a eficiência.

Conforme o Decreto Municipal 59.496/2020 e a Portaria CGM 117/2020, os órgãos e entidades da Administração Direta e Indireta do Município deverão implementar o Programa de Integridade e Boas Práticas (PIBP) estruturados nos seguintes eixos fundamentais:

I - Comprometimento e apoio da alta administração;
II - Existência de unidade responsável no(a) órgão/entidade;
III - Análise, avaliação e gestão dos riscos associados ao tema da integridade;
IV - Monitoramento contínuo dos atributos do programa de integridade.

Saiba mais sobre o Programa de Integridade e Boas Práticas. Em caso de dúvidas, entre em contato através do e-mail: cgmpibp@prefeitura.sp.gov.br.

Plano de Integridade e Boas Práticas da Procuradoria Geral do Município - 06/2023.
 



Plano de Ação da Agenda 2030


A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU) é adotada como uma diretriz de políticas públicas em âmbito municipal, conforme estabelecido pela Lei Municipal nº 16.817/2018. A Agenda está integrada a outros instrumentos de planejamento, orçamento e gestão, incluindo o Plano Plurianual (PPA), a Lei Orçamentária Anual (LOA), o Programa de Metas e os planos setoriais da cidade. Cada órgão municipal tem compromissos específicos definidos na Agenda Municipal 2030 e em seu respectivo Plano de Ação, que tem um período de quatro anos, alinhados às suas áreas de atuação. O monitoramento das ações vinculadas à Agenda 2030 é concentrado na Secretaria Executiva de Planejamento e Entregas Prioritárias (SEPEP), integrante da Secretaria de Governo Municipal. Para consultar mais detalhes sobre o Plano de Ação da Agenda 2030 e entender como ele é implementado na cidade, acesse o documento Plano de Ação da Agenda 2030.
 

“O Procuradoria-Geral do Município ainda possui plano setorial vinculado a Agenda 2030.”