Secretaria Municipal da Saúde

Vacina pneumocócica conjugada 13 valente (VPC13)

Início da vacinação nas UBS em 06/06

 

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), adquiriu, no mês de abril, um lote de 35.000 doses da vacina pneumocócica conjugada 13 valente (VPC13), com investimento de R$2.364.285,00.

O município de São Paulo (MSP) é o primeiro a realizar esta nova estratégia, focada em população institucionalizada e com maior risco de desenvolver doenças ocasionadas pela infecção pneumocóc

Com o término dos estoques, a vacinação foi encerrada no mês de julho.

 


GRUPOS ELEGÍVEIS


 

A partir de 08/05:

-Residentes em ILPIs com 60 anos ou mais.

-Pessoas acamadas com 60 anos ou mais. 

 

A partir de 06/06:

-Pessoas idosas com 60 anos ou mais, por demanda espontânea nas UBS*.

*Até o término do estoque 

 

OPERACIONALIZAÇÃO


Vacinação in loco pelas equipes de Unidades Básicas de Saúde, com início no dia 08 de maio.

 

A partir de 06 de junho será iniciada a vacinação para toda a população idosa nas unidade básicas de saúde, por demanda espontânea, até o término do estoque.

 

Consulte aqui os postos de vacinação da cidade.

O esquema vacinal pode ser conferido neste documento técnico.


FINALIDADE DA COMPRA


 

O lote do imunizante será destinado a proteger idosos que vivem em Instituições de Longa Permanência (ILPIs) e acamados, e estão mais vulneráveis a evoluir com desfechos graves, por enfermidades pneumocócicas como pneumonias, meningites e infecções generalizadas, que podem levar a óbito.

A SMS compreendendo a sazonalidade dos vírus respiratórios, no período de abril a julho, e que estes vírus tem uma relação importante de sinergia com infecções bacterianas secundárias, realizou a compra antecipada do imunizante visando a ampliação da prevenção de agravos como a pneumonia pneumocócica, frequente em pessoas com mais de 60 anos em especial aquelas com comorbidades associadas. 

 

  


DIFERENÇA DOS IMUNIZANTES


VPC13 é responsável pela prevenção de 13 sorotipos importantes que acometem principalmente os extremos de idade e população com comorbidades. 

A VPC13 possui vantagens em relação a Vacina Pneumocócica Polissacarídica 23 (VPP23), que é comumente utilizada.

Por ser de tecnologia diferente (conjugada) ela proporciona a chamada imunidade celular (resposta de memória de defesa), bem como elimina da nasofaringe (boca e garganta) a colonização da bactéria (o estado de portador são) que é o estágio precursor da ocorrência das doenças pneumocócicas. 

A Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) recomenda, preferencialmente em maiores de 60 anos, a vacinação pneumocócica com a VPC13 como primeira vacinação para o pneumococo.

Em informe de vigilância das pneumonias e meningites bacterianas realizado pelo Instituto Adolfo Lutz – SES, observou-se aumento dos sorotipos, cobertos pela VPC13, e em especial os sorotipos 19A e 3, que estão contemplados na vacina conjugada. Esses imunizantes reduzem as taxas de colonização por pneumococo e, consequentemente, a transmissão dessas bactérias em locais com alta cobertura vacinal, portanto, apresenta relevante papel na proteção coletiva. 

 

 

Com isso a Capital amplia a proteção nesse grupo vulnerável complementando a sua resposta de defesa (imunidade) com um imunizante que não faz parte do calendário básico de vacinação.

 

Vacinação de Influenza em ILPIs e idosos acamados.

A infecção por influenza, além de ocasionar danos no trato respiratório, ocasionando internações e mortalidade em idosos, pode ser um fator de facilitação da adesão bacteriana de outros agentes infecciosos como o pneumococo.

Quando acontece uma infecção bacteriana secundária a uma infecção prévia por influenza, o risco de uma evolução clínica desfavorável, em especial no idosos, aumenta. 

Com isso, a Secretaria Municipal da Saúde, realizou a vacinação contra Influenza in loco dos idosos em ILPI  e idosos acamados antes do início desta ação, a fim de ampliar a imunidade contra agentes infecciosos respiratórios neste grupo.   Saiba mais sobre a Campanha de vacinação contra Influenza.  

 

 
 

OUTRAS INFORMAÇÕES


clique para acessar informações sobre: outras vacinas