Secretaria Municipal da Saúde
Primeira "Sala de Situação de Arboviroses" 2020
- O que é essa “Sala de Situação das Arboviroses”?
Segundo a Organização Panamericana de Saúde (OPAS), as salas de situação são espaços de inteligência em saúde, dotados de visão integral e intersetorial, que partindo da análise e da avaliação permanente da situação de saúde, atuam como instância integradora da informação que gera a vigilância em saúde pública nas diferentes áreas e níveis, constituindo assim um órgão de assessoria direta capaz de aportar informação oportuna e relevante para apoiar o processo de tomada de decisões.
O Município de São Paulo possui Plano de contingência de Arboviroses desde 2009, com atualizações anuais. Um dos ítens preconizados são as salas de situação onde são avaliados a situação epidemiológica das arboviroses e discutidas, viabilizadas e desencadeadas as melhores ações frente a situação. Esta publicação é apenas a atualização da portaria anterior.
- Como ela vai funcionar? Começa a funcionar a partir de hoje ou é uma ação que já existia?
As salas de situação ocorreram nos anos anteriores, nos períodos de maior transmissão. Devido a sazonalidade da dengue, especialmente no período de fevereiro a maio, ocorrerá uma sala amanhã.
- Será uma ação de combate apenas a arboviroses transmitidas pelo Aedes aegypti?
A sala de situação de arboviroses tem como foco as arboviroses transmitidas pelo Aedes
- Essa iniciativa tem alguma ligação com o plano de combate ao coronavírus?
O coronavírus é outro vírus, com ações próprias.