Secretaria Municipal da Saúde

Exibindo 1 para 1 de 2
Sexta-feira, 7 de Julho de 2023 | Horário: 17:38
Compartilhe:

Município de São Paulo recebe visita técnica do Ministério da Saúde e pesquisadores do projeto ExpandTPT

O projeto tem o objetivo melhorar as etapas de avaliação de contatos para aumentar o tratamento preventivo da tuberculose (TPT)

Nos dias 27 e 28/06/2023, o município de São Paulo recebeu a visita técnica da Coordenação-Geral de Tuberculose e Micoses Endêmicas (CGTM) do Ministério da Saúde, representando pelos técnicos Fernanda Dockhorn e José Nildo de Barros, e da pesquisadora Anete Trajman do projeto ExpandTPT. A recepção dos técnicos foi realizada pelo Programa Municipal de Controle da Tuberculose (PMCT) da COVISA, que também convidou técnicos da Coordenadoria de Atenção Básica da SMS e Secretaria do Estado da Saúde para participação.

Durante os dois dias, foi possível visitar duas Unidades Básicas de Saúde da capital, a UBS Sacomã e UBS Inácio Monteiro, onde se mostrou o fluxo de avaliação de casos de Infecção Latente por Tuberculose (ILTB). Além disso, houve duas reuniões de apresentação do trabalho do PMCT e dados epidemiológicos do município, bem como discussão das próximas etapas do projeto ExpandTPT na cidade de São Paulo.

 ILTB

A Infecção Latente da Tuberculose (ILTB) ocorre quando uma pessoa é infectada pelo M.tuberculosis (MTB) a partir de um indivíduo com tuberculose (TB) bacilífera e o bacilo permanece viável sem causar doença no indivíduo.

Para a realização de diagnóstico de ILTB deve-se afastar a hipótese da tuberculose ativa através de avaliação médica, realização da prova tuberculínica (PT) ou IGRA e realização de radiografia do tórax em todos os casos.

 Projeto ExpandTPT

O projeto Expansão da TPT no Brasil: uma abordagem da cascata de cuidados. Um caminho para reverter o revés da pandemia é um projeto piloto, com apoio do Ministério da Saúde e da Organização Pan Americana de Saúde, onde foram escolhidas 5 capitais, dentre elas o município de São Paulo, devido a sua qualificação técnica e profissional.

De acordo com a coordenadora do PMCT, Rachel Russo, “o projeto é de extrema importância para a cidade de São Paulo, tal como para o Brasil, pois vai facilitar o processo de trabalho para a avaliação de contatos e consequentemente aumentar o número de pessoas em tratamento da Infecção Latente para a Tuberculose.” O projeto já foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisas, e deve ser executado ao longo deste ano.

Fotos da visita no município de São Paulo

Saiba mais:

 - Tuberculose

collections
Galeria de imagens