Secretaria Municipal da Saúde
Diretor da Sociedade Brasileira de Imunizações fala sobre os desafios pós-pandemia
Foi realizado na manhã desta quinta-feira (28), o segundo encontro do 3º Webinar De Olho na Carteirinha com o tema “Desafios pós-pandemia”, tendo como convidado o pediatra infectologista, Renato Kfouri e apresentação da médica da Vigilância Epidemiológica do Gabinete Covisa, Melissa Palmieri.
Promovido pela Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa), por meio do Programa Municipal de Imunizações (PMI), o evento conta com quatro apresentações, transmitidas pelo canal da Covisa no Youtube, reunindo profissionais de Saúde e outros interessados que poderão interagir com especialistas da área. A primeira ocorreu na última terça-feira (26).
Em sua apresentação, Renato Kfouri esclareceu que o cenário atual da covid-19 na cidade de São Paulo é bem diferente do período da pandemia e que graças à vacinação, a situação foi revertida, de um passado de hospitalizações, potencial de agravamento da doença e das UTIs lotadas, para um caráter endêmico. Afirmou também que, as pessoas convivem com a covid-19 de uma maneira “mais adaptada” em função da imunidade híbrida adquirida nos últimos anos.
“Essa imunidade construída ao longo desses três anos de circulação do coronavírus nos trouxe essa condição de hoje enfrentar a doença com menor gravidade. Isso possibilita que vacinamos ou partamos para uma vacinação, a partir de 2024, direcionada para grupos mais vulneráveis, exatamente como fazemos com a vacina da gripe”, afirmou o infectologista, lembrando também que embora a vacina esteja disponível para qualquer pessoa, o programa público prioriza a imunização dos grupos prioritários.
Para Renato Kfouri, provavelmente a vacina da covid-19 fará parte do calendário vacinal de crianças, principalmente aquelas com nascimentos mais recentes e que ainda não tiveram oportunidade deste tipo de imunização.
O pediatra e infectologista respondeu a diversas perguntas dos participantes, e em suas considerações finais informou que tem acompanhado o trabalho e as ações da Covisa e do Programa Municipal de Imunizações (PMI) da capital tais como, a Declaração de Vacinação Atualizada (DVA) para utilização no ato da rematrícula nas escolas municipais e outras campanhas. “Não é à toa que a cidade de São Paulo foi eleita a capital mundial da vacinação”, disse.
Renato Kfouri é presidente do departamento de Imunizações da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), membro do Comitê Técnico de Assessoramento em Imunizações do PNI e diretor da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBlm).
O próximo encontro será na próxima quarta-feira (04), a partir das 10 h, com o tema “Administração de Vacinas – aumentando a confiança de pais e responsáveis” com a convidada Elen Plácido, enfermeira da área técnica de Imunização do Projeto Xingu da UNIFESP, mestre em Ciências da Saúde e presidente da SBIm -Regional São Paulo.