Secretaria Municipal da Saúde
Melissa Palmieri fala sobre hesitação vacinal e como o profissional de saúde deve lidar com esse problema
Foi realizada na manhã desta quinta-feira (05), a terceira live do 3º Webinar De Olho na Carteirinha com o tema ‘Hesitação vacinal – como reverter?’ Tendo como convidada a médica da Vigilância Epidemiológica do Gabinete Covisa, Melissa Palmieri e apresentação da enfermeira do Programa Municipal de Imunizações/ Covisa/SMSSP, Maria de Fátima Soares.
Promovido pela Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa), por meio do Programa Municipal de Imunizações (PMI), o evento conta com quatro apresentações, transmitidas pelo canal da Covisa no Youtube, reunindo profissionais de Saúde e outros interessados que poderão interagir com especialistas da área.
Em sua apresentação, Melissa Palmieri destacou que antes da pandemia, já se colocava dentro das 10 ameaças globais em saúde pública, a hesitação vacinal e que estava sendo monitorado esse problema que se intensificou na pandemia. “Quando você fala no conceito de hesitação vacinal vai ser definido como o atraso em aceitar ou a recusa das vacinas recomendadas, apesar de haver a disponibilidade nos serviços de saúde”. Para a médica fatores determinantes dentro de contextos sociais, culturais e econômicos que variam ao longo do tempo, do local fazem o hesitante se vacinar ou não.
Sobre a interlocução entre profissional de saúde e paciente na conscientização da importância da vacina, Melissa Palmieri, destacou que “o que falamos para nossos pacientes, importa, mas como falamos, importa muito mais”. Ela ressaltou que antes mesmo de falar sobre a vacinação, há a questão de se ter uma escuta real e empática e o preparo do profissional para isso. Neste caso até para ouvir as falácias e fake News que o hesitante carrega, e a partir daí conversar sobre o assunto e oferecer informações científicas compreensíveis para quem será vacinado.
O último encontro será no dia 10 de outubro, a partir das 10 h, com o tema “Administração de Vacinas – aumentando a confiança de pais e responsáveis”, com a convidada Evelin Plácido, enfermeira da área técnica de Imunização do Projeto Xingu da Unifesp. A apresentação ficará a cargo de Maria de Fátima Soares, enfermeira do PMI/Covisa/SMSSP.