Secretaria Municipal da Saúde

Quinta-feira, 20 de Março de 2025 | Horário: 12:39
Compartilhe:

Coordenadoria de Vigilância em Saúde realiza a primeira oficina de Linguagem simples para os servidores

O evento buscou promover reflexão sobre como melhorar a comunicação entre os órgãos públicos e a população geral a partir de linguagem acessível

Na última quinta-feira (13), A Coordenadoria de Vigilância em Saúde (COVISA), por meio da Área de Planejamento e Educação do Gabinete/COVISA, realizou a primeira Oficina de Linguagem Simples para as áreas técnicas da Coordenadoria. O evento aconteceu na Sala de reuniões do 7° andar da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) durante o período da tarde, e teve como intuito melhorar a forma de comunicação entre as áreas e a população em geral.

Servidores da COVISA e membros do Comitê de Governança da Política de Atendimento ao Cidadão(ã) participaram do evento. A COVISA estava representada por profissionais da Divisão de Vigilância em Zoonoses (DVZ), Divisão de Vigilância em Saúde do Trabalhador (DVISAT), Divisão de Vigilância Epidemiológica (DVE), Divisão de Vigilância em Saúde Ambiental (DVISAM), e da Divisão de Vigilância de Produtos e Serviços de Interesse da Saúde (DVPSIS).

O evento começou com a apresentação do tema da oficina pela residente do Gabinete/Covisa, Giovana Peron. Durante a introdução, os participantes da oficina se apresentaram e foram convidados a compartilhar uma palavra, sigla ou termo técnico de difícil entendimento que utilizam no dia a dia de trabalho.

Depois dessa apresentação inicial, Giovana mostrou o guia com as 10 dicas básicas para tornar um texto mais simples. As orientações buscam promover uma mudança em como os textos técnicos são escritos, considerando a necessidade de democratizar o acesso aos conteúdos e serviços ofertados pela administração pública.

Após as dicas, aconteceu a atividade pratica que consistiu em dividir as pessoas em 5 grupos e disponibilizar textos técnicos de diversas áreas da saúde para que os participantes, a partir das dicas apresentadas antes, tentassem passar os conteúdos para uma linguagem mais simplificada, visando sempre a acessibilidade ao repassar as informações.

O uso de Linguagem Simples é preconizado por Lei, estabelecida no Decreto Municipal nº 58.426/2018, que regulamenta a Lei Federal nº 13.460/2017 no município de São Paulo.

collections
Galeria de imagens