Secretaria Municipal da Saúde
Retrospectiva 2024: universalidade do SUS é exercício diário na rede municipal
Universalização, equidade e integralidade são princípios centrais do SUS Sistema Único de Saúde (SUS) e a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) parte desta premissa para a prestação de serviços à população da capital, garantindo atendimento, ações e programas que contemplem todas as pessoas, independentemente de sexo, raça, ocupação ou outras características sociais ou pessoais.
Dos bebês aos idosos, das gestantes aos adolescentes, população negra e indígena, das pessoas com deficiência àquelas em situação de vulnerabilidade, todos têm programas e iniciativas que contemplam suas necessidades, de forma que a saúde pública na capital.
São exemplos disso programas como o Mãe Paulistana, que garante assistência à gestante durante toda a gravidez e também no pós-parto, o Programa Acompanhante de Idosos (PAI), iniciativa inédita que proporciona a idosos em situação de vulnerabilidade visitas semanais para acompanhamento da tomada da medicação, encaminhamento de consultas e exames ou mesmo auxílio com tarefas e deslocamentos cotidianos, o Melhor em Casa, programa de acompanhamento de pacientes acamados e desospitalizados em seus lares, o Consultório na Rua, que atende pessoas em situação de alta vulnerabilidade, entre outros.
Quando se fala em equipamentos, para além das 479 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), a Saúde da capital oferece espaços como as 13 Unidades de Referência à Saúde do Idoso (Ursis), os 34 Centros Especializados em Reabilitação (CERs), os 103 Centros de Atenção Psicossocial (Caps), entre muitos outros que formam a maior rede pública municipal do país, com mais de mil equipamentos.
E o acesso também passa por tecnologia, com ferramentas que trazem mais qualidade de vida aos usuários, como o aplicativo e-saúdeSP, que reúne todo o histórico do paciente no SUS da capital, além de uma série de funcionalidades, máquinas que permitem a retirada de profilaxias pré e pós-exposição ao HIV e os consultórios digitais que realizam consultas por videochamada, reduzindo o tempo de espera e dando o encaminhamento necessário aos casos mais graves.
Por tudo isso, em 2024, pelo quarto ano consecutivo, o SUS foi considerado o melhor serviço público da capital, em pesquisa realizada pelo Instituto Datafolha.
Nos links abaixo, você conhece um pouco mais sobre alguns destes projetos e serviços. Confira e acompanhe no portal da SMS as conquistas da Saúde da capital.
Unidade de Referência à Saúde do Idoso é espaço de cuidado com a saúde física e mental
Capital possui 34 Centros Especializados em Reabilitação
Saúde Municipal ganha Prêmio InovaCidade por aplicativo e-saúdeSP
Saúde conta com dispositivos para enfrentamento à violência contra crianças e adolescentes
Saúde promove formação para enfrentamento ao racismo
UBSs trabalham tema da saúde mental por meio de atividades em grupo
Saúde municipal lança campanha 'Como você quer que eu te chame?'
Evento marca formação de comitê técnico do Programa Municipal de Saúde Integral da População Negra
Saiba mais sobre Consultório na Rua, serviço que atende pessoas em situação de rua
Data reforça ações de combate à mortalidade materna
Estratégia da Saúde busca desenvolver a autonomia de pessoas com deficiência intelectual
Gestantes haitianas ganham acolhimento especial no Programa Mãe Paulistana
Saúde promove ações nas UBSs para mulheres com deficiência e suas cuidadoras
Saúde indígena possui área dedicada na SMS
Pela quarta vez consecutiva, SUS é eleito pela população melhor serviço público da capital